Menu

Prato de hoje: Filé de Gato, de Carla Pilla

Carla Pilla

Carla Pilla e seu livro Filé de Gato

Carla Pilla é gaúcha, ilustradora, formada em Publicidade e Propaganda pela UFRGS e especializada em Expressão Gráfica pela PUCRS. Cursou ilustração de livros infantis na Central Saint Martins College of Art and Desing, em Londres.

Já ilustrou mais de vinte livros infantis e infanto-juvenis para editoras de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Ilustra a coluna de Martha Medeiros na Revista Donna, do Jornal Zero Hora/RS. É criadora das tiras de humor felino Filé de Gato, que agora estão virando livros. Carla trouxe para lançar na feira desse ano de Porto Alegre o livro Filé de Gato. Ela e seu marido adotaram dois gatos de rua, Felpudo e Pelica, que inspiram a escritora.

Perguntada sobre o significado da Literatura, Carla respondeu: “Como sou ilustradora de livros infantis e autora de quadrinhos, para mim o conceito de Literatura é um pouco ampliado! Normalmente se foca no texto e no escritor, mas precisamos lembrar que o ilustrador também é autor. Em um livro ilustrado ou nos quadrinhos, tanto a palavra quanto a imagem contam histórias”.

Tanto a Feira do Livro de Porto Alegre como as demais feiras que existem por esse país são eventos muito significativos para os escritores, ilustradores e os editores que visam não apenas o lucro como também o prestígio e a alegria em ver tantos leitores ávidos por letras, palavras e sentimentos. Para a autora em foco de hoje sobre essa questão ela falou: “Mais do que os descontos praticados nas Feiras (que sabemos que em alguns casos nem valem tanto assim), em uma feira do livro se respira cultura e literatura. É uma oportunidade de encontrar pessoas com os mesmos interesses literários, descobrir novos autores, sentir o cheiro dos livros (os novos e os ensebados!) nas bancas… É quando o leitor e o autor se encontram fisicamente, antes ou depois de se encontrarem nas páginas do livro, e essa troca é sempre rica para ambos”.

Entretanto, para nós os gaúchos, a Feira do Livro de Porto Alegre é o ponto mais alto em se tratando de feiras de livros. Claro que não quero aqui desmerecer as demais feiras que acontecem em todo o Estado do RS ou do país, mas a Feira de POA é um momento de alegria, descontração, troca e que marca o fim de mais um ano Literário. Sobre a 59ª Feira da capital gaúcha, Pilla afirma que “Essa Feira foi especial para mim! Depois de ter ilustrado mais de vinte livros infantis e infanto-juvenis, pela primeira vez autografei meu próprio livro, o Filé de Gato, publicado pela Editora Mediação, e participei da mesa-redonda Paixão por Gatos. Teve também os autógrafos de Pop o Pulguento, escrito pelo Péricles de Cenço e publicado pela Mediação, além de atividades diversas como o Painel Meu Primeiro Livro, organizado pela AEILIJ-RS”.

File de gatoEsse ano, Carla surgiu com uma proposta muito aceita pelas crianças: Animais e quadrinhos, embora a sua obra também seja muito apreciada pelos adultos que são fãs desse tipo gráfico literário. Filé de Gato é uma obra descontraída e acolhedora, capaz de unir jovens, adultos e crianças. Ao ser indagada sobre a sua obra de lançamento, a autora respondeu: “O livro do Filé de Gato reúne três anos das tirinhas que começaram a ser publicadas na internet em 2010 e em pouco tempo ganharam fama entre os gateiros, sendo também publicadas na Zero Hora pelo concurso Tiras de Verão.

O livro conta com as aventuras dos gatos Pelica e Felpudo, é todo colorido e tem uma história em quadrinhos inédita de 10 páginas, em aquarela. Está à venda na Livraria Cultura (lojas e site)”.

Por fim, foi uma alegria ter conhecido um pouco mais sobre essa personagem verídica da Literatura gaúcha e, termino esse encontro regado por palavras, letras e carinho com o depoimento de contracapa do livro Filé de gato da escritora Martha Medeiros:

Gatos são elegantes, verdadeiras obras de arte em movimento. E já que a elegância anda perdendo para a vulgaridade, está aí a primeira razão para se ter um bichano aninhado entre as almofadas. As outras você irá descobrir lendo este gracioso e inteligente livro de Carla Pilla. Prepare-se para ficar engatado!

***

Para saber mais sobre a autora: acesse seu blog, seu portfólio, diretamente em seu Facebook, onde sempre posta as ilustrações que está produzindo, novos projetos, eventos e novidades em geral. Já para acompanhar as tiras do Filé de Gato, acesse o blog ou a página no Facebook.

Cláudia de Villar é professora, escritora e oficineira. Formada em Letras pela FAPA/RS, especialista em Pedagogia Gestora e em Supervisão Escolar. A escritora tem alguns livros já publicados para o público infantojuvenil e adulto. Atua também como colunista de alguns jornais do RS (Jornal de Viamão e Jornal Floresta) e colabora com um texto mensal para o site Artistas Gaúchos. Desde agosto de 2013 é uma das associadas da AGES (Associação Gaúcha de Escritores). Cláudia afirma que é professora por opção profissional e escritora por vocação. Ler, escrever, criar e sonhar faz parte da composição de seu SER.

No comments

Deixe uma resposta