Menu

Que tal conhecer a casa de Jorge Luis Borges?

Localizado na rua Anchorena, 1672, o prédio da Fundación Internacional Jorge Luis Borges foi onde viveu o argentino e sua família entre 1938 e 1943. A estrutura presenciou a escrita de um dos contos mais famosos de Borges, As ruínas circulares. Quem dirige o local é a viúva do escritor, María Kodama, herdeira e responsável jurídica de seu “espólio” literário.

O espaço abriga o Museo Fundacion Borges, onde é possível ver alguns objetos pessoais do escritor, como sua coleção de bengalas, caixas, seus talismãs, prêmios, condecorações, além de livros raros. Da literatura para a pintura, há um diálogo artístico em exposições que mostram quadros de vários pintores inspirados pela obra de Borges.

Obras preferidas do argentino

Obras preferidas do argentino

Apesar de me empolgar um pouco ao falar do local, confesso que fiquei frustrado durante a visita. Esperava um pouco mais. Borges está entre meus escritores favoritos. Qualquer pessoa que leia seus escritos, sejam os contos, poemas ou ensaios, ficará com a sensação de infinidade. Talvez por isso eu esperasse mais livros e materiais.

Contudo, não tive a oportunidade de ir a nenhum dos eventos organizados pela fundação, os quais parecem muito interessantes.

Mas informações podem ser obtidas no site da Fundação: www.fundacionborges.com

Outras obras inpiradas nos contos de Borges

Outras obras inspiradas nos contos de Borges

Espaço infantil no Centro Cultural

Espaço infantil no Centro Cultural

Colaboradores do Homo Literatus visitam exposição de telas baseadas na obra de Borges

Colaboradores do Homo Literatus visitam exposição de telas baseadas na obra de Borges

Montagem do escritor argentino, junto a um trecho de um de seus contos

Montagem do escritor argentino, junto a um trecho de um de seus contos

____________________________________________________________________

Este texto pertence à série Viagens Literárias, em que colaboradores do Homo Literatus trazem uma perspectiva literária de outros lugares do mundo onde estiveram.

É editor e idealizador do site Homo Literatus, além de apresentador do programa de televisão LiteratusTV, do podcast 30:MIN e das séries de vídeos QuestionBook e A Arte de Contar Histórias Por Escrito. Tem um conto publicado na Revista Flaubert #06 e #11. Finalizou um romance que pretende publicar em 2015.

No comments

Deixe uma resposta