Zenda será a internet dos escritores de língua espanhola

0

Plataforma pretende ser a web da literatura e será uma ponte entre autores espanhóis e latino-americanos
zenda

Para os escritores espanhóis Javier Marías, Arturo Perez-Reverte, além de outras duas dezenas de escritores do país e da América Latina, a internet e as redes sociais já são os mais importantes territórios da literatura. A aposta é tamanha que esses autores vão lançar nesta quarta-feira, dia 6 de abril, a rede Zenda. A Zenda promete ser a web da literatura, segundo os escritores, que encaram a plataforma como um local de livros, amigos e aventura, conforme declarou o escritor Arturo Perez-Reverte em vídeo de lançamento.

Reverte foi por 20 anos repórter de guerra e autor de seis livros da saga do Capitão Alastriste, dentre outros romances premiados, e, atualmente, é membro da Real Academia Espanhola. No Brasil, tem publicado apenas o belíssimo O tango da velha guarda (Record), que conta as origens e tradições do tango argentino, por meio de uma trama que se passa entre a Europa e a Argentina dos anos de 1940. Segundo ele, a Zenda será um espaço feito por escritores que falará de tudo: resenhas de livros, artigos, blogs, entrevistas, notícias e fóruns.

A plataforma deve atrair não apenas leitores, mas também jornalistas, livreiros e todos os interessados no mundo da literatura espanhola e latino-americana. Reverte diz ainda que o espaço também servirá de ponte entre os autores espanhóis e os que estão do outro lado do Atlântico, que poderão emprestar o capital literário, talento e, de volta, poderão ter apoio para a publicação de livros.

Outro destaque entre os idealizadores da Zenda está Javier Marías. Autor de Os enamoramentos, considerada sua obra-prima, Marías também já foi professor de língua espanhola na Universidade de Oxford, na Inglaterra. No Brasil, tem publicado Seu rosto amanhã, volumes 1,2,3, pela Companhia das Letras, assim como Coração tão branco, dentre outras obras.

A Zenda também terá ramificações em várias redes sociais, por meio do nome @zendalibros. O nome foi tirado do romance de aventura O prisioneiro de Zenda, do escritor britânico Anthony Hoppe Hawkins, publicado em 1894.

Na estreia, a Zenda terá uma transmissão com um encontro de Arturo Perez-Reverte e Javier Marías, um blog escrito por Juan Gómez-Jurado e artigos de Marta Sanz, Fernández Mallo, Élmer Mendoza, Juan Cruz e Sergio Vila-Sanjúan. Além disso, a plataforma terá logo na estreia um retrato de García Márquez e críticas literárias.

A plataforma ficará sob o comando de Leandro Pérez Miguel e, segundo o jornalista, terá conteúdo renovado continuamente. A expectativa é de que os novos conteúdos venham, sobretudo, de autores da América Latina, conforme declarou o editor à agência de notícias espanhola EFE.

Na Espanha, a plataforma está sendo recebida com olhares positivos e impressiona a pluralidade de autores e estilos. Os idealizadores dizem que será um espaço neutro, sem pretensões de competição com a crítica especializada: “é um terrítório literário de acolhimento de autores conhecidos e amadores”, disse o editor.

Não há posts para exibir