Muitos anos depois, diante dum grande desafio, o artista Pablo Torrecilla havia de lembrar o dia em que seu pai lhe deu um exemplar de Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez.
El livro de lãs hojas muertas (editora Valnera) é um livro de Pablo Torrecilla, publicado em 2011, em comemoração aos 40 anos de publicação do livro de Gabo (saiba mais sobre este puñetazzo aqui). Torrecilla concebeu a obra como “uma homenagem de arte e vida”, a partir de uma “aventura artística e emocional”, a publicação de uma obra em torno da obsessão criativa de duas décadas de árduo e silencioso trabalho. São cem desenhos que atravessam juntos, com notas e pensamentos, o mundo de Macondo habitado pela família Buendia.
A definição que o autor deu para obra foi “um milagre”, depois complementou “muitas coisas que hei feito na vida valem a pena somente por haver chegado a este livro”.
Mesmo parecendo impossível que tons de cinza, sem trocadilhos, transmitam a história de Gabo, os desenhos de Torrecilla surpreendem. Confira estas vinte e seis incríveis ilustrações: