2º Capítulo do Litercultura 2015 recebe Gianni Vattimo e Márcia Tiburi

0
472

No segundo encontro do Litercultura 2015, a filosofia será a bola da vez com Vattimo e Márcia Tiburilitercultura

No próximo dia 08 de junho, Curitiba receberá um encontro de teor filosófico. O segundo capítulo do festival literário Litercultura contará com a presença dos filósofos Gianni Vattimo e Márcia Tiburi. O debate com a temática “Elogio do frágil” girará, segundo a organização do evento, em torno das visões dos dois autores a respeito: “do sentido da filosofia no cotidiano, o lugar do pensamento na era do imediatismo midiático, o lugar da ética e da moral no relativismo pós-moderno, entre outros temas ligados a inserção da filosofia na vida diária.”

Sobre os palestrantes

Gianni Vattimo é um filósofo italiano associado ao pensamento pós-moderno, sobretudo por cunhar o “pensamento fraco” como um conceito sobre a aceitação da efemeridade humana, uma forma particular de niilismo. Entre seus livros mais conhecidos estão Depois da Cristandade (Record, 2004) e O fim da Modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna (Martins Fontes, 1996).

Márcia Tiburi circula na filosofia contemporânea transitando entre ética, biopolítica, corpo e feminismo. É doutora em filosofia pela UFRGS, autora de Filosofia em Comum – Para ler Junto (Record, 2008), Seis Leituras sobre a Dialética do Conhecimento (Unijuí, 2009) entre outras obras na a área. Também publicou literatura com os romances Era meu esse Rosto (Record, 2012) e a série Trilogia Íntima, além de escrever para a revista Cult e participar do programa Saia Justa da GNT.

O segundo capítulo de 2015 é uma iniciativa conjunta do Litercultura e do Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Entrada franca

Isso mesmo, você não pagará para assistir a este encontro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir de 1 de junho, na bilheteria da Capela Santa Maria, com o limite de um par de ingressos por pessoa.

Segundo capítulo Litercultura 2015

Elogio do Frágil – com Márcia Tiburi e Gianni Vattimo
Dia: 8 de junho
Horário: 19h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)