5 incríveis vídeos de poetas declamando seus poemas

0
5367

Se você ainda não foi a um sarau, certamente não sentiu uma das experiências mais impressionantes que a literatura pode oferecer a alguém. É algo muito mais forte do que se pode imaginar. Lembro bem quando um amigo aqui do Homo Literatus me falava destes momentos únicos. Amante de romances e contos, muito mais do que de poesia, eu duvidava. Mas quando fomos juntos a um sarau, senti-me impactado pela força poética e pelas palavras apaixonadas; declamadas por adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade. A poesia transformou os iguais em diferentes.

Não posso levar você a um sarau, mas resolvi fazer uma seleção de poemas declamados por seus autores. Assista:

1 – Ferreira Gullar

Nem todo mundo sabe, mas este não é seu verdadeiro nome. Ferreira Gullar é o pseudônimo de José Ribamar Ferreira. Ao se justificar sobre o pseudônimo, o poeta afirmou que pegou o Ferreira do pai e o Gullar da mãe, mas modificou o da mãe por sê-lo francês, Goulart. Ele disse ainda que: “é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome”. Neste vídeo, ele lê Poema Sujo, numa produção da Revista Bravo.

2 – Eucanaã Ferraz

Um dos maiores nomes da poesia contemporânea brasileira, Eucanaã Ferraz tem um poesia de muito rigor formal, mantendo um forte padrão sonoro. Neste vídeo, do programa Jogo de ideias, promovido pelo Itaú Cultural, o poeta fala um pouco sobre sua poesia e declama um poema seu.

3 – Lindolf Bell

Brasileiro, sim, e grande poeta. Mas não dos grandes centros, do Rio ou de São Paulo. Lindolf Bell nasceu na pequena cidade de Timbó, em Santa Catarina. Foi responsável pelo Movimento Catequese Poética, levando poesia por meio de recitais para muitas pessoas. Neste vide, ele não recita um poema, mas fala tão apaixonadamente de poesia, que não tenho dúvidas que há poesia em sua fala.

4 – Carlos Drummond de Andrade

Dispensa apresentações. Sem dúvidas, um dos maiores poetas brasileiros. Infelizmente, o vídeo contem apenas a narração, mas é tocante ouvir o grande mestre declamando Mundo Grande.

5 – William Burroughs

Escritor, pintor e crítico social, Burroughs é considerado também um dos representantes da geração Beat. Outra curiosidade é que ele  aparece na capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Neste vídeo, o poeta americano lê seu poema Thanksgiving Prayer (legendado).

Gostou? Então indique para alguém. Compartilhe com aqueles amigos apaixonados por poesia; e também para aqueles que ainda não se apaixonaram por ela.