5 plot twist para tornar seu romance imprevisível

2
3142

5 plot twist clássicos, mas que sempre funcionam se usados com moderação

S1e14that_plot_twistQual é uma das piores coisas que sua ficção pode ser? Previsível, é claro! Se os leitores estão constantemente adivinhando o que vai acontecer antes de virar a página, então eles estão mais propensos a deixar seu livro de lado. Apenas pense, você continuaria a ler um romance que você praticamente já sabe o final? Nós não! Se você sente que sua ficção está previsível demais, tente usar uma dessas mudanças no enredo – os chamados plot twists.

Traição
Seu personagem principal passou o romance inteiro trabalhando com sua parceira para derrubar o governo e parar um plano maligno de uniformizar o país. Assim que seu personagem está prestes a descobrir os segredos do governo, sua parceira revela que ela estava trabalhando para o governo o tempo todo. O quê? A traição de um personagem é uma grande mudança de enredo porque os leitores começaram a gostar e conhecer o personagem, e os força a se chocarem quando descobrem as motivações reais dele.

Mentiras
Toda história precisa de um conflito em andamento contra seu leitor. Usar uma mentira é jogar seus leitores em uma espiral e criar o conflito que sua história precisa para progredir.

Morte
Sabemos que nossa Miss Lits não gosta quando os personagens favoritos dela são mortos em um romance ou série, mas nada vai provocar seus leitores a dizer “oh não!” mais do que quando um personagem é morto. Apenas lembre-se, se você vai matar um personagem, faça-o do jeito certo. Tenha certeza de que a morte desse personagem contribui para o enredo e faz sentido dentro da história. Nunca aposte em um recurso barato apenas para mudar o enredo.

Personagem novo
Pessoas novas chegam em nossas vidas o tempo todo, então por que não apresentar seu personagem a alguém novo? Se você sentir que sua história está ficando plana, apimente-a com um personagem novo. Seu personagem está em um relacionamento perfeito com o namorado? Faça a ex-namorada dele visitar a cidade e tentar separar os dois. Seu personagem sofre bullying no colégio e não tem amigos com quem conversar? Faça alguém aparecer na vida dela que a ajude.

Jogos mentais
No In-Between de Barbara Stewart, Ellie fica amiga com Madeline Torus. Madeline é audaz e linda – tudo que Ellie não é. Os leitores são levados a acreditar que Ellie finalmente achou uma amiga que a ama pelo que ela é. Mas quando os leitores descobrem que Madelin na verdade é a irmã gêmea morta de Ellie, começam a se questionar se Madeline é real, ou se Ellie está na margem da sanidade. Mudanças de enredo como essas não apenas empolgam os leitores, mas os fazem pensar e querer ler o desfecho.

Adaptado de: Miss Literati