Um dos maiores clássicos da literatura mundial, As mil e uma noites é uma espécie de coletânea de contos que você precisa ler antes de morrer.
Ao surpreender sua esposa conversando com outro homem, o sultão Xeriar mandou degolá-la. Então resolveu casar todos os dias com uma nova mulher, sempre degolada no dia seguinte à noite de núpcias. Assim o sultão jamais seria traído novamente. Mas é aí que surge a figura de Xerazade. Em vez de seguir a , Xerazade o fazia de forma oral, interrompendo a narrativa, garantia que o sultão a deixaria viver por mais um dia.
Entre estas histórias estão: Ali Babá e os quarenta ladrões (e a famosa frase “Abre-te, Sésamo!”), Sinbad, o marinheiro e Aladim e a lâmpada maravilhosa.
E baseado neste grande clássico, a ilustradora Olga Dugina criou as ilustrações que seguem abaixo. Ela “Nasceu em Moscou, em 1964. O seu interesse por desenho e pintura vem desde a infância. Na Escola de Arte de Moscou (Krasnopresnenskaya), quando realizava seus estudos artísticos, conheceu o ilustrador Andrej Dugin, com quem se casou em 1984. Com ele, formou uma dupla de ilustração, na Alemanha”, segundo afirma seu site oficial.
Aprecie agora estas belas ilustrações: