A Literatura no Cinema em 2013 (Parte 1) – Felipe Schramm

0
418

Para quem gosta de cinema tanto quanto gosta de literatura, 2013 é um prato cheio! Diversas obras dos mais diversos estilos, desde grandes clássicos mundiais, continuações de sagas famosas e até romances adolescentes, vão ter suas adaptações para as grandes telas lançadas ao longo deste ano.

Trago hoje algumas delas. Na verdade, cinco das 13 que mais me interessaram. E na semana que vem, trago a segunda parte, com as outras oito.

A VIDA DE PI BLOGTítulo do livro: A Vida de Pi (Life of Pi)

Autor: Yann Martel

Título no Cinema: As Aventuras de Pi (Life of Pi)

Data da estreia: 21 de Dezembro 2012 (apesar de lançado no ano passado, ainda está em cartaz, por  isso se encontra na lista).

Sobre: O romance escrito por Martel, e vencedor do Book Prize em 2002, é como um misto de realidade  e fantasia. Piscine Molitor Patel, um jovem indiano, é vitima de um naufrágio em um navio que transportava o zoológico da família. Dentro do único bote salva vidas restante estão apenas ele, uma zebra, uma hiena, um orangotango e Richard Parker: um tigre de bengala. Pi logo percebe que deverá se adaptar com sua nova situação para que possa sobreviver.

A adaptação para o cinema demorou anos para ser feita, mas o resultado foi excelente, os efeitos visuais do filme foram aclamados pelos críticos, além de ser considerado por muitos como o melhor filme do ano (2012).

CLOUD ATLAS BLOGTítulo do livro: Cloud Atlas

Autor: David Mitchell

Título no Cinema: A Viagem (Cloud Atlas)

Data da estreia: 11 de Janeiro de 2013

Sobre: Cloud Atlas sempre foi considerado como um livro “inadaptável”. É grande, e com historias amorosas cruzadas que se passam em diversos tempos, passando pelo século XIX até um futuro pós-apocalíptico. A intenção do autor com a história é mostrar como nossas escolhas afetam a vida de todos ao redor.

Um trio de diretores decidiu aceitar o desafio de transformar a obra em filme. Tom Tykwer e os irmãos Andy e Lana Wachowsky reuniram também um elenco de peso, com Tom Hanks, Halle Berry e Hugh Grant.

OS MISERAVEIS BLOG

Título do livro: Os Miseráveis (Les Miserables)

Autor: Victor Hugo

Título no Cinema: Os Miseráveis (Les Miserables)

Data da estreia: 1 de Fevereiro de 2013

Sobre: Um clássico de Victor Hugo. É centrada na história de Jean Valjean, que tenta reconstruir sua  vida após passar 19 anos na prisão, por roubar um pão. Enquanto vemos suas tentativas de mudar de vida, temos também um retrato da maneira como vivia a população França do século XIX, principalmente os pobres.

Não é a primeira vez que a história é transformada em filme, ao menos cinco vezes antes ela já havia sido adaptada, além de ter um musical famoso na Broadway. Mas o que chama mesmo atenção nessa nova versão é a ideia de Tom Hooper de trazer algo novo ao texto, misturando trechos do livro com o musical cênico. Além disso, Hooper pediu aos atores para cantar ao vivo, sem gravação prévia. No elenco estão nomes de peso como Russell Crowe, Hugh Jackman e Anne Hathaway.

ANNA KARENINA BLOGTítulo do livro: Anna Karenina

Autor: Leon Tolstói

Título no Cinema: Anna Karenina

Data da estreia: 15 de Fevereiro de 2013

Sobre: Anna Karenina é casada com um marido que a ama, rica e com privilégios, mas só consegue ser feliz com o amante, o Conde Vronski. Leon Tolstói faz em Anna Karenina uma critica aos costumes, desde a primeira frase o livro já chama atenção: “Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira”.

Essa é a decima adaptação para o cinema, e desta vez o diretor escolhido foi Joe Wright, já acostumado com grandes produções de época, foi ele o responsável também por Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação. Essa versão é repleta de romance e magia, e os figurinos e os cenários são trabalhados de forma deslumbrante e realista.


GA BlogTítulo do livro
: Grandes Esperanças (Great Expectations)

Autor: Charles Dickens

Título no Cinema: Grandes Esperanças (Great Expectations) 

Data da estreia: 15 de Fevereiro de 2013

Sobre: O ultimo romance de Dickens traz a história de Pip, um garoto que torna-se rico após receber uma herança inesperada, e passa a rejeitar sua família. Com o passar da história ele tenta se desculpar por seus erros.

A adaptação, dirigida por Mike Newell, seguiu a risca a história do livro, e já foi apresentado em grandes festivais em Toronto e Londres. Conta com Helena Bonham Carter no papel de Sra. Havisham.

Por hoje são esses, até a próxima parte. Aproveitem e confiram os filmes que já lançaram, ou até quem sabe, leiam as versões impressas dos que ainda vão ser.  Até mais.