Imaginem pessoas como Érico Veríssimo, Jayme Monjardin, Leticia Wierzchowisk, Cléo Pires, Thiago Lacerda e Fernanda Montenegro, todas reunidas em uma obra. Da sétima arte. Filmada no sul do País.
Saiu há poucos dias o trailer do novo longa dirigido por Monjardin, com roteiro de Tabajara Ruas e Leticia Wierzchowisk, baseado no livro Érico Veríssimo, O Continente, da obra épica O Tempo e o Vento.
Vocês podem conferir o trailer aqui:
Eu, quase-sortuda, tive a oportunidade de visitar um dos sets de filmagens um mês após elas terem terminado. Estava hospedada em Pelotas para a anual Feira Nacional do Doce, e quis visitar a Charqueada onde foi filmada a minissérie A casa das sete mulheres. Chegando lá, qual foi minha surpresa ao saber que, há menos de um mês, Thiago Lacerda e demais atores almoçavam a comida típica da simpática senhora proprietária da Charqueada.
Fomos – eu e minha família – recepcionados pro um senhor muito divertido, que, a cada peça da casa central, contava uma história diferente que por ali se passara.
![Infelizmente não era permitido fotografar dentro dos sets. Consegui tirar fotos de poucas coisas](http://homoliteratus.com/wp-content/uploads/HomoLiteratus2-580x427.jpg)
A casa foi escolhida, mas havia algumas condições para que fosse novamente usada como cenário de filmagens: deveria receber nova pintura nas paredes. Primeiro, os donos da propriedade ficaram receosos, visto que a charqueada era histórica, e, sempre que reformada, recebia cores neutras. Porém, a produção queria algo mais vivo, cores diferentes, que não combinavam com o período histórico na qual foram construídas. Mas era isso, ou nada. Ademais, mais uma obra filmada seria rodada por ali e, se A casa das sete mulheres já atraiu (e continua atraindo) centenas de curiosos, certamente um filme poderia reviver o local, além de encher os bolsos dos proprietários. E foi isso, a casa foi escolhida, preparada e ali foram rodadas diversas cenas.
![Casa escolhida](http://homoliteratus.com/wp-content/uploads/HomoLiteratus1-580x433.jpg)
Sobre o filme
Para recontar a saga da família Terra Cambará, no período que se estende das Missões até o final do século 19, Jayme Monjardim usa como eixo a história de amor de Bibiana (vivida por Marjorie Estiano na juventude e Fernanda Montenegro na maturidade) e Capitão Rodrigo (interpretado por Thiago Lacerda).
A produção foi rodada em pouco mais de dois meses e passou por Bagé, onde foi construída a cidade cenográfica que reproduz a vila de Santa Fé, e também em Pelotas e Candiota. As filmagens começaram em março de 2012 e terminaram em maio.
A estreia nacional está prevista para o dia 20 de setembro deste ano, data especial também conhecida como Dia do Gaúcho, pois foi neste dia, no ano de 1835, que começou a revolução Farroupilha.
![Cena do filme](http://homoliteratus.com/wp-content/uploads/AnaTerra-580x386.jpg)