Após um tumor cerebral: quando o médico se torna o paciente

0
932

Em Após um tumor cerebral, de Julio Pereira, um médico neurocirurgião descobre que tem um tumor no cérebro e precisa lidar com a própria doença

ebook-apos-um-tumor-cerebral-primeiro-capitulo-1-638
“Após um tumor cerebral” (Editora Livrus, 2013)

Como nos sentiríamos ao perceber que até mesmo um médico renomado poderia ser afetado psicologicamente por uma doença? Esse é o tema central da obra Após um tumor cerebral, de Júlio Pereira¹.

Neste romance, o enredo é desenvolvido a partir da descoberta de um médico neurocirurgião sobre seu tumor cerebral, como ele irá lidar com esta atual situação e como planeja sua própria morte. Como médico, atende diariamente a muitos pacientes, tanto no hospital no qual reside como em seu consultório particular. No livro, os capítulos são relatos dessas consultas das quais o médico se depara diariamente em sua rotina de trabalho. A forma como há a troca de lugares entre um simples doente e um médico doente faz com que a obra se torne uma sensível análise não somente sobre estes profissionais, mas também de como nós, na situação de pacientes, podemos nos tornar mais humanos.

Pereira teve o cuidado em escrever de modo simples, utilizando a linguagem coloquial justamente para que o leitor compreendesse totalmente cada episódio de sua trama, tratando sobre o tumor cerebral como um assunto delicado em sua plenitude, porém sem rodeios. As personagens possuem a mesma característica: a doença. Mas o autor teve o cuidado em ressaltar cada aspecto único em cada uma delas, da mesma forma com que o impacto da notícia seria digerida por cada paciente. Mesmo que o leitor não tenha nenhum conhecimento sobre medicina ou neurocirurgia isso não influenciará na leitura, pois esta obra não se limita apenas ao tumor cerebral, mas se difunde sobre as diversas linhas do pensamento humano e todas as suas indagações a respeito do convívio social.

 

¹Júlio Leonardo Barbosa Pereira é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), residiu na Santa Casa de Belo Horizonte (2008 – 2012) na especialidade de Neurocirurgia. Atualmente faz Research Fellow em Neurocirurgia na Universidade da California (UCLA), em Los Angeles.

 

 

Referência: PEREIRA, Julio. Após um tumor cerebral. Livrus. São Paulo, 2013.