Bloomsday e o desafio – Laysa Boeing

0

Minha última semana de férias. Não que isso seja relevante, ou que eu ache ruim, ou que eu ache bom. Realmente tanto faz. Entretanto tive uma ideia muito curiosa e por que não compartilhá-la com gente da mesma espécie que a minha?

Como a maioria do Literatus deve saber (principalmente os fanáticos por Joyce), dia 16 de junho, especificamente na Irlanda, é comemorado o Bloomsday, um feriado todinho e inteiramente dedicado à obra de Ja
mes Joyce, Ulisses. Bloom é o sobrenome de Leopold, o protagonista do livro. Obviamente por isso Bloom-s-day.

É um livro bastante longo e tudo o que sei é que se passa, em todas as suas inúmeras páginas, durante um único dia. É quase uma releitura moderna da Odisseia, Homero.

bloomsday 2012

Ulisses resume as várias, loucas e possíveis experiências de um típico homem do século XX. Mas, acredite, fui tão superficial e concisa pois é só isso, mesmo, que sei. Como assim, Laysa, você veio falar de um livro que nem leu? Está ficando louca, guria? Não sei se estou, acontece que é exatamente isso, leitor. Quero propor-lhe a leitura do livro juntamente comigo, até o dia 16 de junho, quando voltarei a falar do assunto – isso se não for abduzida por uma raça planetária mais desenvolvida que a nossa até lá.

Há tempos Ulisses me persegue. Está em todo lugar que eu vou e eu insisto em deixá-lo para lá. “Agora não dá pé, meu bem. Você é tão grande e… eu tenho leituras mais urgentes” é o que eu sempre o digo em pensamento. Entretanto 2013 é um ano que não haverá procrastinação, foi o que eu prometi às 00:00 do dia 1 de janeiro. Talvez possamos, eu e você, descobrir Ulisses, passear por Dublin e conhecer todo o mundo de monólogos interiores e fluxos de consciência criados por James Joyce, juntos. Nos apaixonar, talvez. Ou odiar, talvez. Despertar qualquer sentimento que nos falte, digo qualquer porque seja ele qual for, de fato.

Que tal? O que me diz? Nos encontraremos dia 16 aqui, nesse mesmo horário, para um chá com James Joyce, Ulisses,  Leopold Bloom, Stephen Dedalus e a legião de novos personagens que haveremos de conhecer? Topado? Conto com isso, hein.

Não há posts para exibir