Engana-se quem pensa que o Youtube é composto apenas de vídeos de animais e crianças fofinhas ou esquetes de humor. É claro que os fãs da literatura também já conquistaram o seu espaço na rede social. Existem diversos canais dedicados à ficção literária. Alguns dos mais famosos são o Cabine Literária e o Tiny Little Things. Em geral, os vídeos são gravados por leitores ávidos que gostam de compartilhar suas opiniões e gostos com o público, por vezes lançando/participando de desafios ou enquetes, alguns até com a colaboração dos espectadores. Há outros vídeos com dicas de leitura, indicações, divulgações, etc.
Os escritores de plantão também podem procurar por dicas de escrita. Existe o canal do Literatortura, em que Gustavo Magnani e convidados comentam algumas de suas experiências e desenvolvem temas ligados ao universo cultural e literário. O próprio Homo Literatus já possui o seu programa, A Arte de Contar Histórias por Escrito, dedicado a comentar técnicas de escrita.
A Internet é um espaço privilegiado de democracia e interação. Se pode ser utilizada para muitas futilidades e passatempos bobos, da mesma maneira pode ser uma ótima fonte de conhecimento e lugar de expressão. Para os amantes da literatura, o Youtube lança a oportunidade de assistir a vídeos leves e descontraídos de comentários de leitores ou mesmo de criar o seu próprio canal, com um pouco de criatividade e determinação. Foi-se o tempo em que a leitura era uma atividade solitária e sóbria…