Colaboradores do Homo Literatus

Então você quer ser nosso colaborador. Se você chegou até aqui é porque deseja ter seus textos publicados pelo Homo Literatus, certo? Nós ficamos muito felizes por isso.

Logo abaixo você encontra as dúvidas mais frequentes de quem deseja colaborar. Dá uma lida e se estiver tudo bem pra você, ótimo! Em breve estaremos disponibilizando nosso e-mail de seleção, daí é só você mandar pra gente uma proposta de artigo ou resenha, como se já fosse seu primeiro ‘post’, que iremos analisar e te retornamos.

Leia até o final se este é o seu primeiro contato conosco. E leia também se tiver qualquer dúvida.

 


Quais tipos de textos o Homo Literatus publica?

Abandonar o Olimpo, sair da caverna, descer do salto, o site Homo Literatus é um veículo online que fala de literatura de um jeito simples, mas com conteúdo, em busca da não elitização. Com uma abordagem dinâmica, procura aproximar temas cults e pops, quase como se Saramago, Machado, Joyce ou Dostoievski fossem tão acessíveis quanto Sabrina, nas bancas (e por que não?)

Priorizamos matérias de colaboradores que discutam temas contemporâneos de literatura e cinema, abrangendo também quadrinhos e teatro. Listas, curiosidades e pesquisas que fundamentem bons textos também são bem-vindas. Crônicas relacionadas com literatura ou livros específicos poderão ser publicadas caso apresentem um conteúdo informativo.


O Homo Literatus publica Ficção?

Atualmente o Homo Literatus não publica ficção. Indicamos pra vocês as revistas literárias Trasgo e Mafagafo, por exemplo, que atendem esse tipo de demanda. Nós já tivemos nossa própria revista, a Pulp Fiction, que foi interrompida pelos elevados custos de produção, mas quem sabe retorna um dia?!

 


O que esperamos de você como colaborador?

Que desenvolva suas pautas com autonomia, sempre pensando nos nossos leitores, que desejam acesso a conteúdos explicativos e informativos sobre literatura e arte no geral. Portanto, importante ser leitor crítico de seu próprio texto e buscar uma produção fluída, objetiva e convidativa. Sim, não dá pra escrever sem ler, não é?!

 


O que oferecemos ao colaborador?

A possibilidade de ter seus textos veiculados em um dos mais importantes sites literários do Brasil e do mundo, com mais de 200 mil visitas mensais.

 


Como enviar meu texto?

Em breve estaremos disponibilizando nosso e-mail de seleção, é só checar esse post diariamente, e assim que estiver valendo, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Mande um e-mail pra gente com um texto como proposta de pauta e aguarde;
  2. Vamos analisar seu texto e verificar se se enquadra em nossa política editorial que, como visto, é bem simples e foca textos claros, objetivos e dentro dos padrões do item ‘Quais tipos de textos o Homo Literatus publica?’;
  3. Se você for aprovado, entraremos em contato e te daremos acesso à nossa plataforma de publicações! Nela, seus textos serão sempre revisados e editados antes de serem publicados, e você já será membro da equipe a essa altura, certo?!

É fácil e rápido.

 


Importante: Seu post vai ser editado

Iremos produzir a imagem-destaque, refinar os títulos, corrigir erros ortográficos e deixar o texto pronto para ser publicado. Podemos também modificar trechos de seu texto para deixá-lo mais acessível. É que esse é o trabalho de um editor. Nosso compromisso é garantir que os textos de nossos colaboradores alcancem visibilidade na internet.

 


Posts enviados não são remunerados

Nosso site é colaborativo, não remuneramos posts enviados. Mas se você não ganha dinheiro, ganha exposição em um espaço virtual visitado por milhares de leitores do Brasil e do mundo.

 


Não envie projetos pessoais

Se você quiser divulgar algum trabalho seu ou da empresa na qual trabalha, verifique nosso midiakit ou entre em contato por mensagem em nosso Facebook. Nosso objetivo principal é a produção sobre literatura, incentivando a discussão de temas contemporâneos. Projetos particulares são avaliados com a mesma prioridade que qualquer outro texto, embora não façam parte do nosso foco.

 


Não é nada pessoal, mas seu texto vai ser avaliado antes de ser publicado (e vai levar uns dias)

Mesmo sendo um colaborador recorrente seu texto será avaliado seguindo os critérios da nossa linha editorial. Ou seja: às vezes ele não é aprovado, mas isso não significa que seu post seja ruim, apenas não está adequado ao nosso site.

Este processo pode levar alguns dias, visto que recebemos muitas colaborações.

 


Uma vez aprovado meu primeiro texto, com que frequência posso colaborar?

Você pode enviar textos a toda hora e a todo momento, mas o Homo Literatus reserva-se ao direito de postar segundo o seu calendário editorial.

 


Perco o direito à colaboração se ficar muito tempo sem enviar textos?

Claro que não. Mas não fique muito tempo sem enviar textos. É importante manter a frequência para conquistar leitores.

Agora é só mandar aquele seu texto pra gente! Tá esperando o quê?!