Conheça a carta de Gandhi para Hitler

0
657

Qual o poder das palavras?

Ao ter conhecimento da carta que Gandhi escreveu para Hitler, pus-me exatamente a fazer esta pergunta. A resposta, é claro, leva em consideração a quem pertence as palavras (se é que podem pertencer a alguém).

O homem que baixou as armas para lutar no processo de independência da índia, Mahatma Gandhi, buscou uma forma de evitar a Segunda Guerra, dirigindo uma missiva ao líder alemão. Em 23 de julho de 1939, o indiano redigiu o texto, no exato momento em que Hitler estava prestes a invadir a Polônia, dando início à segunda grande guerra.

Poderiam as palavras de Gandhi influenciarem um dos maiores vilões da história? Nunca saberemos, pois infelizmente a carta redigida pelo pacifista indiano jamais chegou às mãos de Hitler, interceptada pelo governo britânico.

Resta-nos ler o texto na íntegra abaixo, em inglês e português.

E claro, cada um tem a sua opinião. Será que mudaria de alguma forma o curso da Segunda Guerra Mundial?

Carta em inglês
Carta em inglês

Índia, 23 de julho de 1939

Querido amigo,

Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade.

Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.

Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.

Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça?

Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso?

De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.

Permaneço seu amigo,

M. K. Gandhi