Crônica: Os caça-promoções de livros – Vilto Reis

0

Não, nada da música dos Ghostbusters (caça-fantasmas), com aqueles uniformes caqui que lembram os Deltas do livro Admirável Mundo Novo, em sessões de tardes inteiras entediantes – na verdade, podem ser muito divertidas se você tiver entre quatro e nove anos, sem amigos, sem um vídeo game, ou sem um campo de futebol onde você possa passar tardes suando num sol de quarenta graus.

Não, nada disso. Falo dos “caça-promoções de livros”.

E veja bem, a conotação não tem nada de negativa. São até ótimas pessoas – claro, é sempre interessante elogiar um grupo quando você faz parte dele, e eu faço deste –, elas são fissuradas por leitura, de tal forma que não podem deixar passar uma promoção em que podem pagar metade do preço dos livros que desejam.

É verdadeiramente uma declaração de amor, ou um mandamento: XI – amarás os livros como a ti mesmo.

Imagine só, o sujeito se cadastra em cento e vinte e quatro mil sites promocionais; a caixa de entrada do e-mail dele tem mais oferta do que as residências Bahia conseguiriam anunciar em um ano; e não tem nada de “é só amanhã”; é naquele dia, com o desconto que ele estava esperando; mas também há as consequências.

E óbvio que não falo da LER – Lesão por Esforço Repetitivo, não “ler” de leitura –; falo dos juros do cartão de crédito, da fatura estourando; e ele (o caça-promoções de livros) simplesmente comemora cada aquisição; afinal, sempre haverá um reparcelamento que irá cobrir a dívida contraída; pois nunca se sabe o dia de amanhã; e o sujeito deste grupo quer aproveitar hoje.

Os caça-promoções de livros, entretanto, sofrem de um mal, que geralmente é notado apenas pelas pessoas próximas a eles que não gostam de ler, o acúmulo de livros comprados. Promoções em cima de promoções e as LPLs – Livros Para Ler – vão aumentando consideravelmente a um número que beira o infinito.

Mas apesar de tudo isto, os caça-promoções são sujeitos cultos que exorcizam a ignorância à base de muitas leituras; estão sempre com sorrisos nos rosto e conversarão com você com muita simpatia, desde que você não esteja atrapalhando a próxima compra deles (esta é uma dica importante).

Mas para finalizar este papo sobre os caça-promoções, eles vivem indicando promoções uns para os outros; e eu não sou diferente, tenho uma dica de onde achar cupons de desconto para grandes livrarias online, como a Fnac e a Saraiva: Cuponzar.

(E é certo que se você é um caça-fantasmas abandonou a crônica por aqui, então é melhor que eu me despeça, até breve).

Não há posts para exibir