De Chapeleiro Louco Todo Mundo Tem um Pouco – Ilustrações de Alice por Salvador Dali

2
2363

carrol_Dali

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Alice’s Adventures in Wonderland), mais conhecido como Alice no País das Maravilhas, foi publicado em 1865, pelo autor Charles Lutwidge Dodgson – sob o pseudônimo de Lewis Carroll.

O livro carrega mensagens políticas da época, além de grande fantasia e inventividade. A leitura é cativante, todavia há aqueles que ainda precisem encher os olhos. Para isso, em 1949 foi feita a primeira edição ilustrada da obra, o que ficou a cargo de Leonard Weisgard. Mas algo que veio a tona depois de duas décadas daquela data foi o que caracteriza um marco épico entre as artes literária e ilustrativa, a publicação de Alice em versão ilustrada por Salvador Dali. Foi publicado pela New York’s Maecenas Press-Random House, em 1969, e distribuído como seu livro do mês. Logo se tornou parte das obras mais procuradas que têm a assinatura de Dali.

São 12 heliogravuras representando cada uma um momento marcante de seu respectivo capítulo.

Confira:

01.Frontpiece

Página Inicial

02.Pela Toca do Coelho

Down to the Rabbit Hole
Pela Toca do Coelho

 

03.A piscina de Lagrimas

The Pool of Tears
A Piscina de Lágrimas

 

04. Coucus Race and a Long Tale

A Caucus Race and a Long Tale
Uma Corrida de Conversão Política e um Longo Conto

 

05.The Rabbit Sends in a Little Bill

A Rabbit Sends in a Little Bill
Um Remetente do Coelho em um Pequeno Projeto 

 

 

06.Advice from a Caterpillar

Advice From a Caterpillar
Conselho de uma Lagarta

 

07. Pig and Pepper

Pig and Pepper
Porco e Pimenta

 

08.Mad Tea Party

Mad Tea Party
Festa do Chá Maluco

 

09.The Queen's Croquet Ground

The Queen’s Croquet Ground
O Chão Croquetado da Rainha

 

10.The Mock Turtle's Story

The Mock Turtle’s Story
A História de Bombaria da Tartaruga

 

11. The Lobster's Quadrulle

The Lobster’s Quadrille
A Quadrilha da Lagosta

 

12. Who Stole the Tarts

Who Stole the Tarts?
Quem roubou as Tortas?

 

13. Alice's Evidence

 Alice’s Evidence
A Evidencia de Alice

 

Para aqueles que não conhecem a técnica usada por Dali, a heliogravura consiste em um processo fotomecânico destinado a obter uma gravura a partir da exposição à luz e transferência química para uma placa de estanho (ou cobre) derivado de um petróleo fotossensível. Dali usou uma camada de gelatina sensibilizada com bicromato de potássio e negativos, colocado em contato com a placa de metal recoberta pela gelatina que após ser exposta a luz tem as partes assim expostas endurecidas e insolúveis na água. As regiões onde a luz não reage com a gelatina (devido as zonas escuras do negativo) serão lavadas e derretidas. Assim, um ácido utilizado em parte do processo ataca apenas as partes expostas do metal, criando sulcos ou gravações que serão preenchidas com tinta.

Na Amazon recentemente foi feito o anúncio de venda de um desses livros. O preço foi a bagatela de 12.900,00 USD. No anuncio havia até um vídeo explicativo de como avaliar a conservação e ensinava a observar quanto à veracidade da edição e demais detalhes.