E se William Shakespeare tivesse escrito Star Wars?

0

star-wars-shakespeare-640x400

Depois da polêmica levantada no 30:MIN – Revolução Shakespeare sobre a existência deste admirável escritor, imagine a seguinte situação: uma incrível obra galáctica sendo escrita há 400 anos, por ninguém mais, ninguém menos do que o bardo inglês. Pois é. E se William Shakespeare tivesse escrito Star Wars?

In time so long ago begins our play,
In star-crossed galaxy far, far away.

116108902SZ
William Shakespeare’s Star Wars, de Ian Doescher

Quem sou eu para tentar traduzir Shakespeare (ou algo feito no estilo dele)? Não vou nem me arriscar, justamente pela questão da métrica – quem sabe, futuramente. Hoje vou me limitar a comentar sobre a adaptação de Ian Doescher, um cara fantástico que nasceu poucos dias depois do lançamento de O Retorno de Jedi e que ama Shakespeare desde os tempos de escola.

Em William Shakespeare’s Star Wars, Doescher mistura a quantidade adequada de Shakespeare com a quantidade adequada do universo da nossa querida galáxia muito, muito distante. Numa entrevista ao Quirk Books, ele revela ter lido Orgulho e Preconceito e zumbis (adaptação da obra de Jane Austen, escrita por Seth Grahame-Smith) e que a inspiração veio durante o Festival de Shakespeare de Oregon, após ter assistido a uma adaptação de Alison Carey da peça As alegres senhoras de Windsor. Depois de seus filhos estarem dormindo e de sua esposa estar mergulhada em algum romance, o autor assistia a uma cena de Star Wars e adaptava as falas para o pentâmetro iâmbico. Certamente que escrever versos nesse estilo não é nada fácil, mas Doescher já havia se aventurado por este campo durante o ensino médio, quando escreveu sobre o quanto detestava Barney, o dinossauro (sim, aquele dinossauro roxo!).

mercador
O Mercador de Hutt, ilustração de Nicolas Delort

A maioria deve conhecer Star Wars, mas para quem não conhece, fica a recomendação. A história se passa no ambiente galáctico e trata da jornada de um jovem cavaleiro jedi chamado Luke Skywalker, juntamente com seus amigos Han Solo e Leia Organa, em combate ao Império, comandado pelo estúpido, digo, poderoso Darth Sidious e seu fiel seguidor, Darth Vader.

O livro foi lançado em julho deste ano, então infelizmente ainda não foi traduzido para o português. Mas podemos sonhar com uma gentil alma que irá se propor a traduzir, não podemos? Como diria Shakespeare, “O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”

williamshakespearestarwars1

 

williamshakespearestarwars2

 

williamshakespearestarwars3

 

williamshakespearestarwars4

 

williamshakespearestarwars5

 

williamshakespearestarwars6

 

williamshakespearestarwars7

 

williamshakespearestarwars8

Confira algumas páginas do livro no site da Amazon: aqui.

Não há posts para exibir