A literatura fantástica na TV em 2016

2
1007

Quais obras você gostaria de ver adaptadas à TV este ano?

Deuses Americanos
Deuses Americanos, de Neil Gaiman

O ano de 2016 promete muito quando se fala em adaptações da literatura para a TV. Não é de hoje que o gênero fantástico ganha atenção das grandes produtoras. É chover no molhado citar Game of Thrones como exemplo.

Para este ano estão previstas adaptações de dois romances de literatura fantástica: Deuses Americanos de Neil Gaiman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov.

Deuses Americanos (2001) é produzido por Bryan Fuller (Hannibal) e conta com a contribuição do próprio Gaiman na elaboração do roteiro. A ideia do produtor é transformar Deuses Americanos em uma espécie de universo Marvel para a TV. O livro conta a história de Shadow, um ex-presidiário que aceita o emprego oferecido pelo misterioso Wednesday e se vê obrigado a viajar pelos Estados Unidos, um país repleto de deuses da antiguidade e da mitologia pós-moderna.

O outro romance a ser adaptado é Fundação, de Asimov. Jonathan Nolan, irmão e colaborador de Christopher Nolan – diretor dos filmes: A Origem, Interestelar e trilogia Batman – produz a série. Ainda há poucas informações sobre os bastidores, mas espera-se que seja lançada no segundo semestre deste ano. As obras Fundação (1951), Fundação e Império (1952) e Segunda Fundação (1953) narram o desenvolvimento da ciência criada por Hari Seldon, a psico-história, capaz de calcular e prever eventos futuros para evitar catástrofes, como a implosão do grande império galáctico. Muitas das ideias de George Lucas para Star Wars saíram dessa trilogia, ganhadora do prêmio Hugo Award.

Trilogia Fundação - Isaac Asimov
Trilogia Fundação – Isaac Asimov

Fica a torcida para que ambas produções consigam manter a qualidade dos livros e conseguir a audiência necessária para a sua manutenção. Há inúmeros casos de adaptações que fracassaram – Under the Dome, inspirado na obra homônima de Stephen King é um exemplo recente.

Então, caso você seja um daqueles que gosta de ler antes de assistir, corra que 2016 já está em pleno vapor.

E aí, quais obras você gostaria de ver adaptadas à TV este ano?