Autobiografias e biografias: 8 livros sobre mulheres escritos por mulheres

Importantes livros sobre mulheres, que foram escritos por mulheres, para você que gosta de ler autobiografias e biografias

livros sobre mulheres Rita Lee
Rita Lee, artista brasileira

As biografias e as autobiografias, tanto sobre homens quanto sobre mulheres, são gêneros que têm tido espaço considerável no mercado editorial na atualidade. Vem aumentando o interesse em ler sobre celebridades que admiramos. No entanto, basta uma rápida pesquisa para percebermos que os livros de cunho biográfico são, em grande maioria, sobre homens. Quando são livros sobre mulheres, costumam ser escritos por homens. Em função disso, aqui tentamos trazer uma pequena lista de autobiografias e biografias sobre mulheres e que foram escritas por mulheres.

Mas…

 

Pra que ler livros sobre mulheres?

Muitas são as biografias e autobiografias sobre homens famosos dos mais diversos ramos: escritores, cantores, jogadores de futebol, políticos etc. Porém, poucas são as biografias e autobiografias sobre mulheres. Não porque mulheres não possuem vidas dignas de serem relatadas, mas porque, dentre muitos motivos, o mercado editorial tem dado pouco espaço para livros sobre mulheres e livros escritos por mulheres. E isto vale para os mais variados gêneros literários. Basta entrar em uma livraria e observar.

A leitura desses livros sobre mulheres possibilita a todos conhecer melhor a vida de muitas mulheres que admiramos. Através de autobiografias e biografias, podemos saber a versão delas sobre inúmeros fatos que, na maioria das vezes, são contados por homens, em livros, em entrevistas, em matérias jornalisticas etc.

 

Livros sobre mulheres que contam com a autoria de mulheres 

A partir daqui, listamos aqui oito livros sobre mulheres  incríveis, entre autobiografias e biografias, que vocês podem adorar conhecer. Livros esses escritos também por mulheres. Tratam-se, desse modo, de mulheres lançando seus olhadores sobre a vida de outras mulheres, de modo a ampliar suas vozes e dar maior visibilidade para as suas histórias de vida. Ou de mulheres narrando sobre as suas próprias vivências.

 

1. Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai

livros sobre mulheres Malala
Malala Yousafzai, ativista paquistanesa

Escrita pela própria Malala Yousafzai, com contribuição da jornalista Christina Lamb. Essa autobiografia conta não só a história de Malala, mas também história de uma família exilada pelo terrorismo global. Malala buscou lutar pelo direito à educação feminina, em meio a tantos obstáculos, como a desvalorização da mulher e extrema valorização dos homens. Narra-se também sobre as asperezas da vida da jovem garota no Paquistão, lugar tomado pela exclusão social e pela violência. Vale mencionar, ainda, que aos dezesseis anos, Malala se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. No entanto, sua vida nem sempre foi gloriosa. Embora sempre lutando pelos direitos igualitários, ela quase faleceu ao levar um tiro, em 2012. Sua história de vida já virou livro infantil e documentário.

 

2. Marilyn Monroe, de Anne Plantagenet

A biografia apresenta a história da estrela apontando não apenas fatos glamourosos de sua vida. Antes de ser alguém perfeita e admirada por todos Marilyn Monroe foi Norma Jean: uma mulher bonita, de cabelos escuros e gaga. Sonhava em ser admirada e para que isso acontecesse estava disposta a tudo, no entanto, seus trabalhos exploravam muito a sua sensualidade. Acabou fazendo cirurgias plásticas no nariz e no queixo. Em seguida, assinou um contrato com a FOX. É a partir dessas grandes transformações que tudo muda ao seu redor. Veio o reconhecimento, relacionamentos diversos, divórcios sucessivos, abortos e envolvimento com grandes nomes da política. Marilyn perdeu o rumo de sua vida por razões várias. E, em 5 de agosto de 1962, foi encontrada morta em sua casa.

 

3. Autobiografia, de Agatha Christie 

livros sobre mulheres Agatha Christie
Agatha Christie, escritora britânica

Em sua autobiografia, Agatha Christie, uma das escritoras mais lidas no mundo todo, conta sobre memórias de sua vida toda. De modo bastante espontâneo, a escritora revela fatos que aconteciam em sua sua vida pessoal enquanto escrevia seus livros, além de contar acontecimentos que a inspiraram na escrita de alguns enredos e na construção de personagens específicos. Ao falar sobre como entende o mundo e a sociedade em que vive, Christie se mostra como uma mulher moderna, à frente de seu tempo. Uma mulher que, no meio de tantos escritores homens, teve destaque e reconhecimento, sendo considerada a rainha do crime na literatura. Leia mais sobre a escritora aqui.

 

4. Furacão Elis, de Regina Echeverria

A biografia escrita pela jornalista e escritora Regina Echeverria, apresenta fatos curiosos acerca de uma das artistas mais famosas do Brasil: Elis Regina. A cantora vivia a música intensamente, amava loucamente e muito se posicionava frente a questões políticas do país. E, além de falar sobre fatos pessoais e profissionais da vida de Elis Regina, a biografia traz a discografia completa da cantora em ordem cronológica. Embora Elis tenha feito muito sucesso, sua vida foi breve, pois faleceu aos 36 anos em função de uma overdose de álcool e cocaína. No entanto, a cantora permanece imortal para muitos de seus fãs e muitos músicos brasileiros.

 

5. Frida – A Biografia, de Hayden Herrera

livros sobre mulheres Frida
Frida Kahlo, pintora mexicana

Quem não sabe quem é Frida Kahlo pelo menos já ouvir falar do seu nome. Sua imagem é forte, tinha hábitos modernos, possuía ideias radicais sobre a política e pintava de modo também radical. Sua biografia escrita por Hayden Herrera, apresenta fatos conhecidos acerca de sua vida. Tais como o acidente grave sofrido na juventude, o casamento com Diego Rivera e o relacionamento com Leon Trotsky. No entanto, também apresenta outros fatos poucos conhecidos e curiosos acerca da vida da artista enquanto mulher e dona de si. O livro conta, ainda, com descrições e interpretações detalhadas acerca dos quadros de Kahlo, textos estes escritos pela autora da biografia, professora de História da Arte.

 

6. Rita Lee: uma autobiografia, de Rita Lee

Como muita gente já disse, ao ler a autobiografia de Rita Lee temos a impressão de estarmos lendo uma biografia não autorizada. A estrela do rock nacional tenta ser mais honesta possível em relação às histórias apresentadas em seu livro. Fala de sua infância, adolescência e passa pela vida adulta. A partir disso, fala de sua vida artística e do casamento com Roberto de Carvalho e seus filhos. Também comenta seus discos e grandes sucessos, mas não fala só de suas glórias, apresenta também seus tropeços. Rita Lee participou ativamente em tudo no seu livro: escreveu, escolheu fotos, legendas, pensou na capa e também nas orelhas da autobiografia.

 

7. Com Amor, Janis Joplin, de Laura Joplin

Livros sobre mulheres janis
Janis Joplin, cantora e compositora norte-americana

A biografia sobre a vida da cantora Janis Joplin foi feita por sua irmã Laura Joplin. O livro tem caráter epistolar, pois apresenta cartas inéditas, assinadas com os dizeres “Com amor, Janis”.  A partir dessas cartas, ficamos sabendo mais sobre questões íntimas de Janis e questões pertencentes à sua carreira. Também tomamos conhecimento sobre a louca vida que levava a cantora que morreu de overdose de heroína aos 27 anos, em 1970. Através dessa biografia, as memórias de Joplin se fazem eternas.

 

8. Mutações, de Liv Ullmann

Liv Ullmann é uma famosa atriz, conhecida por ter atuado em muitos filmes do cineasta Ingmar Bergman e também por sua relação com ele. A biografia, segundo muitas resenhas, fez com que a atriz se tornasse um ícone feminino, o que deve ser revisto com cautela. Mesmo antes de se tornar escritora, foi uma grande mulher, mãe e, claro, uma das maiores atrizes do século XX.  Em seu livro Mutações, Ullmann fala de sua infância, amores e desafetos. Comenta sobre sua relação com o teatro, seus primeiros trabalhos enquanto atriz e suas atuações mais notáveis. Também fala sobre seu casamento com Bergman e suas filhas.

 

***

Você conhece outros livros sobre mulheres que foram escritos mulheres? Se conhece, sugira pra gente! 

Estela Santos Autor

Colaboradora do Homo Literatus, professora, mestra em Letras - Estudos Literários e mediadora do #LeiaMulheres. Twitter: @psantosestela