Mistério no Morro do Deleite: suspense policial e discussões sociais

0
684

Obra infantojuvenil de Roberto Barbato Jr.  explora o suspense policial e é porta de entrada para discussões sobre problemas sociais como a violência urbana

Mistério_Morro.indd
Mistério no Morro do Deleite (Editora Hedra, 2015)

Informar, entreter e conquistar novos leitores, sobretudo os mais jovens, são algumas possibilidades da literatura infantojuvenil e que caracterizam muito bem o novo livro de Roberto Barbato Jr., Mistério no Morro do Deleite, publicado pela editora Hedra. O autor apresenta uma história de suspense policial e, ao mesmo tempo, passa ao leitor uma perspectiva sobre a sociedade brasileira atual, com a violência urbana, a pobreza e a corrupção em suas diversas escalas. A obra conta ainda com belas ilustrações de Dave Santana.

A trama de Mistério no Morro do Deleite começa quando uma importante pintura do modernismo brasileiro é roubada. O dono do quadro, um empresário milionário, oferece uma vultosa recompensa por informações que levem à recuperação da peça e, com isso, atiça a curiosidade de três jovens jornalistas: Plínio, Giulia e Tonico. Eles passam a investigar o caso tentando desvendar as origens misteriosas da obra de arte roubada e de seu autor. No decorrer do caso, tudo parece girar em torno do Morro do Deleite e de um poderoso traficante, Valmor. Um trabalho que vai exigir perspicácia e coragem para ser realizado.

Com esse enredo, o livro é uma porta de entrada para a discussão de temas éticos e morais, abordando a entrada de pessoas na criminalidade e a conivência ou não da sociedade com atos ilícitos, como observamos no trecho a seguir:

“Seu Valdemir sabia que o filho era traficante de drogas e sempre se mostrou desgostoso com essa situação. Ao longo de sua vida, ensinou-lhe que deveria ter princípios morais sólidos e jamais agir fora da legalidade. Nunca aceitou a vida criminosa que o filho levava. Por questão de coerência, não poderia receber dinheiro oriundo do tráfico de drogas, mesmo que fosse para ajudá-lo a resolver um problema de saúde.” (p. 89)

Roberto Barbato Jr. é escritor, professor e advogado, e mora em Campinas (SP). Na literatura, também publicou o romance juvenil Mistério na Zona Sul (Hedra, 2011). Além disso, mantém o blog intitulado Lápis Impreciso.

Mistério no Morro do Deleite é como um convite ao mundo da literatura infantojuvenil, seja para conhecer novas histórias e autores ou, no caso dos leitores mais antigos, também para revisitar grandes nomes como Pedro Bandeira, Ganymédes José, Giselda Laporta Nicolelis, entre muitos outros.