Ilusão e Mentira: a nova obra de Godofredo de Oliveira Neto

0
704

Ilusão e Mentira, de Godofredo de Oliveira Neto, é uma obra breve que faz com que o leitor se questione a respeito de suas próprias atitudes, sua vida e sua realidade

Godofredo de Oliveira Neto
Godofredo de Oliveira Neto, autor de “Ilusão e Mentira” | Foto: O Globo

Godofredo de Oliveira Neto é romancista, dentre seus livros estão O Bruxo do Contestado, Amores exilados e A ficcionista. Ganhou o segundo lugar no Prêmio Jabuti 2005, com o livro Menino Oculto, e foi finalista dos Prêmios Portugal Telecom e Zaffari Bourbon com seu livro Marcelino. Atualmente leciona na Faculdade de Letras da UFRJ.

A realidade a qual conhecemos pode estar nos enganando e nunca nem paramos para analisar isso, ou será que não somos nós os errôneos, mas sim o outro? Estas questões tocam a superfície dos aspectos contidos no conto “O galo Adamastor”, do livro Ilusão e  mentira –  As histórias de Adamastor e de Lalinha, que além de trazer questões específicas sobre a percepção de vida, liberdade e realidade vistas sobre a perspectiva de um galo, ainda faz uma bela intertextualidade com a obra de Machado de Assis, autor renomado que sempre foi fonte de inspiração para Godofredo agora lhe serve como mentor para o desenvolvimento da narrativa, ressaltando a dúvida quando pensamos nos limites entre a verdade e a ilusão do texto.

dabb3296-4222-4ce2-9bcb-7ea08dbdfcef
“Ilusão e mentira – As histórias de Adamastor e de Lalinha” (Editora Batel, 2014)

O segundo conto intitulado “Val e Lalinha” desenvolve-se durante uma conversa entre uma presidiária, Lalinha, que comete o crime de homicídio, e sua psicóloga judicial. O tema central do conto é o amor, mesmo que trabalhado de uma forma pouco convencional, onde o ângulo enxergado da situação faz toda a diferença para se entender, ou ao menos tentar, a cabeça de uma mulher apaixonada. E como não se pode deixar de lado o drama quando falamos sobre o amor Godofredo se inspirou em Dom Casmurro para desenvolver esta narrativa.

Ilusão e Mentira é uma obra breve, leve e que qualquer leitor terá o prazer de ler. Seu conteúdo se expande para além do texto, tomando proporções das quais fará com que o leitor se questione a respeito de suas próprias atitudes, de sua vida e de sua própria realidade.

Referência:

NETO, Godofredo de Oliveira. Ilusão e Mentira – As Histórias de Adamastor e de Lalinha. Editora Batel, 2014.