O bom filho a casa torna – Escultura de Edgar Allan Poe será instalada em Boston

2
810

Depois de cinco longos anos de espera, a Fundação Edgar Allan Poe de Boston definiu a data e o local de instalação da escultura do escritor. Organizações sem fins lucrativos, empresas locais e fãs do escritor, como Stephen King e sua esposa Tabitha, ajudaram a tornar esse sonho real. 

edgarallenpoe01

Edgar Allan Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809 em Boston, Estados Unidos. Considerado um dos criadores do conto moderno, trabalhou em vários jornais e revistas americanas, onde publicou a maior parte de seus contos. Poe morreu aos 40 anos de idade, em Baltimore, no estado americano da Virgínia. A causa da sua morte, até hoje é um mistério. Nada mais justo, vindo de um dos maiores autores de terror que já existiu.

Problemas com a família, álcool e o medo de perder a sanidade tornaram-se combustíveis para as histórias de Poe. Esse medo está explícito em suas obras e transborda entre as linhas. Ainda que o escritor enfrentasse muitos problemas, em uma constante luta diária contra ele mesmo, seu trabalho é reconhecido até hoje, tendo inspirado séries, filmes e músicas, eternizando-o em nossos corações.

 

Idolatrado em Baltimore. Em Boston, nem tanto

Apesar de ser mundialmente conhecido, Edgar Allan Poe permanece pouco divulgado em Boston, sendo constantemente associado a outras cidades como Baltimore e Richmond. Acredita-se que parte disso se dá pelo fato de Poe ter insultado a cena literária local da época, chamando-os de moralistas e desajeitados.

No dia dois de Abril deste ano (2014), depois de cinco longos anos de espera, a Fundação Edgar Allan Poe de Boston definiu a data e o local de instalação da escultura do escritor. Paul Lewis, presidente da fundação e professor de literatura em Boston, é uma das pessoas responsáveis por essa proposta, que tem como objetivo resgatar os laços da cidade com Poe e defender suas raízes. Organizações sem fins lucrativos, empresas locais e fãs do escritor, como Stephen King e sua esposa Tabitha, ajudaram a tornar esse sonho real. Uma concessão recente de US $ 10.000 da Fundação Lynch, ajudou o projeto a atingir a marca de US $ 225.000, o suficiente para cobrir a fabricação, instalação e manutenção a longo prazo da estátua.

A inauguração da escultura está marcada para o dia cinco de Outubro de 2014, apenas dois dias antes do 165º aniversário de morte do escritor. A obra estará situada em uma praça na cidade de Boston, ocasionalmente chamada de ”Praça Poe”, relativamente perto do seu local de nascimento, de fato.

 

A artista por trás da escultura

O projeto de Stefanie Rocknak foi escolhido entre 265 artistas de 42 estados e 13 países diferentes. Uma comissão de cinco membros optou pelo trabalho de Rocknak, que mostra Poe com uma mala na mão e um corvo à sua frente. O projeto está intitulado como ”Poe Voltando a Boston”. A ideia é que ele esteja caminhando em direção ao sul e ao seu local de nascimento, onde sua mãe e pai viveram. Literalmente voltando para casa.

A estátua será em tamanho real e feita em bronze. O corvo – incluído na escultura, representa seu poema mundialmente famoso The Raven, ao mesmo tempo em que reflete o espírito e a personalidade de Poe. ”Sua expressão é complexa. Seu rosto reflete uma mistura de dor, raiva e tristeza, e de alguns ângulos, uma sutil sensação de esperança.”, afirma Rocknak, e ainda completa: “Este tem sido um processo longo, mas agradável. Mal posso esperar pelo dia em que estarei em pé na Praça Poe, assistindo a peça descer do caminhão de transporte. A partir daí, será apenas uma questão de horas antes que a escultura esteja em seu lugar de descanso final.”

Agora só nos resta esperar pela inauguração dessa obra, que com certeza será incrível e fará jus ao grande Edgar Allan Poe.

***

Mais fotos do projeto, abaixo:

edgarallenpoe02 edgarallenpoe05 edgarallenpoe04 edgarallenpoe03