O que levar para as férias?

0
623

f59399c1-a687-419b-885d-6b88e87a7477

Após as festas de final de ano eis que as tão sonhadas férias de verão se apresentam: sol, mar, camiseta e calção. O ato de fazer as malas é tão festivo para muitos. Aliás, fazer as malas é sempre tão bom, o colocar tudo no lugar no final das férias é que se torna um castigo. Mas nos concentremos agora na ida, esqueçamos a volta. O que colocar na mala?

Tarefa mais ou menos fácil. A mala das férias pede roupas leves, pensamentos leves e tudo que leve as angústias de 2015 para bem longe. Alguns levam a sua bicicleta, pois pedalar faz parte do regime de verão. E os livros? Quais livros estamos levando para nossas férias de verão? O que, não levaremos livros? Por quê?

Quantos são os veranistas que levarão livros para ler nas férias? Quem sabe aquela obra que ganhamos no Natal de 2014? Ou aquele livro indicado por um amigo e que de repente agora é a oportunidade de lê-lo? Ou quem sabe aquele livro que estava bombando nas vitrines, nas prateleiras e tivemos o ímpeto de comprá-lo para fazer parte do grupo?

Não, infelizmente, muitos são aqueles que não colocam livros em sua mala de férias. Pois livros ainda fazem parte do grupo das obrigações. Hábito adquirido nas escolas que se tornou uma herança terrível. Ler somente por obrigação. Lê-se para prova, concurso, entrevista de emprego e mais nada! Férias? Férias é liberdade, alegria, longe de aborrecimentos. Ler no verão é para quem está a fim de fazer concurso público ou irá fazer vestibular. Ou, pior ainda, ler é para os idosos ou aposentados que não têm mais nada para fazer. Ler e pescar.

Talvez seja uma afirmação dramática sobre a leitura de férias. Talvez sim. Talvez, não. Ler nas férias é para os fortes. Não deixar-se levar pela mosquinha da preguiça. Ou deixar-se levar pela promessa de novas aventuras, novos conhecimentos, novas possibilidades de ser e ter outras experiências sem precisar sair do seu corpo físico.

Bem, o que esperar daqueles indivíduos que se negam a levar livros na mala para as férias? Nada. Apenas o desejo de boas férias. E daqueles que levam seus livros? Tudo! Mais do que boas férias, esperamos que esse espírito leitor não fique por lá. Seja esse “lá” onde for.

Enfim, deixamos aqui o desejo de uma excelente pescaria. Pesquem muitas palavras nesse verão!