O Salmão da Dúvida, livro não finalizado de Douglas Adams, foi lançado no Brasil

A Editora Arqueiro publica no Brasil o livro O Salmão da Dúvida, uma compilação de resenhas, textos, artigos e ensaios, que revelam mais sobre a vida pessoal de Adams: infância e ideias sobre diversos temas que incluem filosofia e Deus. 

Douglas Adams em sua casa, em meados de 1980.

Douglas Adams tornou-se um dos escritores mais importantes da atualidade, discutindo temas da sociedade contemporânea de forma bem humorada e inteligente, mesclando ficção científica e a vida de personagens inesquecíveis na famosa “trilogia de cinco livros”: O mochileiro das galáxias.

Infelizmente sua morte precoce impediu a continuação de suas obras, mas, “não entre em pânico”, muitas de suas escrituras foram recuperadas e estão sendo publicadas graças à tecnologia conspirando a favor dos seus fãs, que podem se deliciar com mais um pouquinho do humor mordaz do escritor. Ele mesmo avisou: “Amor: muito doloroso. Evite se possível.”

“Uma das vozes mais lúcidas, inteligentes e agradáveis do mundo. O gigantesco vazio evidenciado por estes esboços e fragmentos torna O salmão da dúvida digno de ser devorado.”(The Independent on Sunday)

o-salmao-da-duvidaE agora a Editora Arqueiro publica no Brasil o livro O Salmão da Dúvida, uma compilação de resenhas, textos, artigos e ensaios, que revelam mais sobre a vida pessoal de Adams: infância e ideias sobre diversos temas que incluem filosofia e Deus. Além de teorias quânticas (algo incrível para a divulgação desta ciência ainda pouco conhecida, uma ótima pedida para os leigos) e sinfonias de Bach, que diga-se de passagem são uma das mais conhecidas e inspiradoras referências da qualidade da música sacra, o livro também possui:

– Dez capítulos em que o autor trabalhava quando morreu
Um romance do detetive Dirk Gently que receberia o título de O salmão da dúvida, mas o autor ainda não havia escrito sobre a influência e o significado do título quando morreu.

– Um ensaio filosófico questionando a existência de Deus
Algo que chama bastante atenção e com certeza um dos assuntos mais interessantes tratados no livro, em que apresenta suas ideias em relação a Deus e ao seu ateísmo.

– Comentários sobre a constante evolução da tecnologia
Como muita gente sabe, Adams era um grande admirador da tecnologia. O livro conta com comentários sobre a evolução desta área tão importante da vida cotidiana do homem contemporâneo e expõe ideias sobre este assunto tão presente em sua vida e obra.

– Um conto protagonizado por Zaphod Beeblebrox
O alienígena rende altas doses de humor na série escrita por ele e agora o personagem aparece ainda jovem no conto que também está acoplado ao novo livro.

– Relatos sobre sua infância, seus traumas e seu nariz.
Sua vida pessoal é descrita em relatos feitos por ele. Um “Restaurante no fim do universo” vai satisfazer mais ainda a alegria dos famintos por Douglas Adams ao retomarem as escrituras inéditas do célebre autor.

A morte de Douglas Adams foi uma perda não apenas para a literatura, mas para toda a sociedade atual, que encontra em seus textos e sua escrita única uma forma de se revelar dentro dos padrões, alienações e manipulações que cercam a nossa vida cotidiana, na  qual muitas vezes a tecnologia é corrompida para estes fins inúteis dentro da “praticamente inofensiva” Terra.

Luísa G. Ferreira
Queria viver mais para ler todos os livros que pretende; enquanto não encontra o segredo da imortalidade tenta sobreviver a seleção natural com ajuda deles.
Luísa G. Ferreira
Queria viver mais para ler todos os livros que pretende; enquanto não encontra o segredo da imortalidade tenta sobreviver a seleção natural com ajuda deles.
- Advertisment -

Em Alta

- Advertisment -