O Perfume: A história de um assassino será seriado de televisão

0
961

A obra singular de Patrick Süskind O Perfume, volta a ter destaque com a produção de um seriado de televisão

Patrick Süskind

Muitas são as obras literárias adaptadas para o cinema e televisão, aumentando ainda mais o amor dos leitores e apreciadores do livro, ou ainda instigando os cinéfilos a conhecer a fonte pura a qual tanto inspira a sétima arte. Como já havia acontecido com a obra de Patrick Süskind, O Perfume, história de um assassino, livro publicado no ano de 1985, narrativa densa que se desenvolve sob o olhar de Jean- Babtiste Grenouille, rapaz humilde que desde cedo enfrentou uma condição difícil no que se diz respeito a sua criação, sendo rejeitado pela própria mãe e jogado no lixo, tornando-se presa fácil em uma sociedade injusta e, de certo modo, cruel dos meados dos anos 30.

9789722314480

Quando criança descobre que possui o dom peculiar de ser capaz de cheirar e identificar todos os odores do mundo, mesmo que em meio a bagunça e desordem das ruas de Paris, onde se juntavam os cheiros mais desagradáveis os quais se possa imaginar. Grenouille percebendo esse dom decidiu buscar  o melhor odor do mundo, algo que fosse não somente agradável ao olfato de todos, mas que também tivesse o poder de fazer com que todos aqueles que sentissem tal cheiro o amassem desesperadamente. Compreensível que o jovem focalizasse todos os seus estudos, trabalho e esforços nesse objetivo, umas vez que havia sido desprezado quando ainda um simples bebê. Claro que durante essa busca a narrativa apresenta diversas situações distintas e divergentes ao nosso senso comum, o que faz com que o enredo prenda totalmente o leitor, o qual se posicionará claramente contra ou a favor logo nas primeiras atitudes do personagem principal.

Com tamanha riqueza na construção do personagem, do enredo e nas situações que se desencadeiam fluidamente na obra foi inevitável que não se fizesse uma adaptação para o cinema, o que ocorreu no ano de 2006 com o filme intitulado igualmente à obra.

Críticas a parte, o filme cumpre seu papel. A trama é tão boa que a novidade agora é que a obra será adaptada para ser uma série de TV. As gravações tem previsão para começarem no ano que vêm, e ela possuirá de seis a oito episódios com final aberto, possibilitando a continuidade da série. Até lá o jeito é segurar a ansiedade, reler o livro e rever o filme. Aos que ainda não conhecem a obra esta é uma ótima oportunidade.