Clássico de Jane Austen ganha uma adaptação contemporânea e divertida.
Um clássico costuma ser assim reconhecido por sua universalidade. São histórias e personagens atemporais, relacionamentos que poderiam acontecer em qualquer lugar, em qualquer época, de maneira semelhante. Seguindo essa lógica, Hank Green e Bernie Su fizeram uma adaptação inovadora de Orgulho e Preconceito, romance de Jane Austen, em formato de vlog. Isso mesmo. Em The Lizzie Bennet Diaries, que se passa nos Estados Unidos, na contemporaneidade, Elizabeth, a protagonista, é uma vlogueira, que, com a ajuda de sua amiga Charlotte Lu, edita vídeos confessionais para o Youtube. Durante 100 curtos episódios, ela narra os acontecimentos de sua vida, sua relação com a família e apresenta novos personagens.
A história é bastante fiel à do livro, com algumas modificações necessárias, pela transposição cultural. Porém, o mais interessante é notar como, no fundo, o ser humano evolui, mas permanece essencialmente o mesmo. Em qualquer época, relacionamentos familiares e amorosos são conflituosos. E rendem boas aventuras fictícias!
Comparações entre o livro e a série
No vlog, os bailes e jogos de salão são substituídos por festas e bares. Elizabeth (ou Lizzie) cursa pós-graduação de comunicação em massa, Jane trabalha no ramo da moda, como coordenadora de mercadorias sobrecarregadas, Lydia faz faculdade de comunicação e Kitty, em vez de ser mais uma irmã, é a gatinha de estimação de Lydia; ainda que muitas moças sonhem com o dia do casamento até hoje, seria inviável que elas não estudassem ou trabalhassem, esperando por um bom partido, como no século XIX. Ricky Collins, o proprietário da casa dos Bennet na obra de Austen, é um empresário, dono da firma Collins & Collins, e faz uma proposta profissional a Lizzie, no lugar do pedido de casamento. Aliás, os casais formados não se casam no final, apenas ficam juntos, namorando. E Darcy, em vez de herdeiro de uma família tradicional, é um empresário reconhecido. A mãe casamenteira, a irmã irresponsável, a certinha, a controladora, o casal fofo, o casal briguento, os desentendimentos, as declarações, todos os elementos estão ali, de alguma forma.
Os fãs de Orgulho e Preconceito provavelmente irão se identificar com The Lizzie Bennet Diaries, uma adaptação criativa e muito divertida do clássico inglês, que pode gerar uma interessante reflexão sobre nossa época e nossas vivências. Afinal, o quanto somos diferentes das personagens de Jane Austen?
Referências:
Canal original da série
Playlist dos episódios legendados