Os prêmios literários que eu queria ganhar

0

Nem Nobel de Literatura, nem Pulitzer

HugoAwardsAnticipation

Existe um número grande de prêmios literários por aí, pois cada país tem seus próprios parâmetros e escritores homenageados. Portugal, por exemplo, é um dos países com mais prêmios de Literatura atualmente. Os mais conhecidos do grande público são o Nobel de Literatura e o Pulitzer, mas eu fico de olho em outros prêmios: os relacionados à literatura infanto-juvenil e à ficção científica e fantasia.

Portanto, se você gosta de ambos os gêneros, os prêmios mais interessantes para você acompanhar são os que seguem abaixo.

Prêmio Hans Christian Andersen

O prêmio é concedido a cada dois anos, através de uma instituição filiada à UNESCO, e participam escritores e ilustradores vivos de literatura infanto-juvenil. Os ganhadores são premiados pela rainha da Dinamarca em pessoa, afinal, a Dinamarca é o país de origem do escritor de estórias infantis Hans Christian Andersen.

Três brasileiros já ganharam este prêmio: Lygia Bojunga, em 1982, pelos livros Angélica (1975), A casa da madrinha (1978),Corda bamba (1979), O sofá estampado (1980) e A bolsa amarela (1981); Ana Maria Machado, em 2000, pelo conjunto da obra, e Roger Mello, em 2014, como ilustrador.

Prêmio Hugo

O prêmio é entregue anualmente, em relação às obras do ano anterior, e é dedicado a obras de ficção científica e fantasia. O Hugo do nome é Hugo Gernsback, fundador da primeira revista de ficção científica, chamada Amazing Stories, em 1922.

O prêmio tem doze categorias, dentre elas Melhor Romance, Melhor Novela, Melhor Fã Escritor e Melhor Fã Artista.

Alguns ganhadores famosos deste prêmio são: Arthur C. Clarke, Russell T. Davis pela apresentação dramática em Doctor Who, George R. R. Martin por contos que escreveu no início da carreira de escritor e minha adorada Ursula K. Le Guin pelo livro “Mão Esquerda da Escuridão”.

Prêmio Nebula

O prêmio Nebula é a versão norte-americana do prêmio Hugo, que também homenageia literatura de ficção científica e de fantasia. Desta forma, muitos escritores que ganham um dos prêmios normalmente ganham o outro também. Outra diferença é que este prêmio não dá dinheiro ao escritor ganhador, somente um troféu (que, aliás, imita uma nebulosa – um corpo celeste composto de hidrogênio, hélio, plasma e poeira).

Outra diferença é que o Nebula tem somente cinco categorias e nenhuma delas envolve a produção dos fãs, como o Prêmio Hugo faz.

Alguns ganhadores são: Isaac Asimov e Neil Gaiman por Deuses Americanos e Coraline.

Se muitas pessoas se imaginam ganhando um Oscar, eu me imagino ganhando um destes prêmios. Para mim, não haveria honra maior do que estar neste hall de escritores.

Não há posts para exibir