Pare um instante: vem aí a árvore falante

0
488
Jussara_Mello_e_Marilia_Fichtner
Escritoras Jussara Mello e Marília Fichtner

Jussara Mello e Marília Fichtner, escritoras e professoras tiveram este ‘estalo’ e criaram a obra literária: A árvore falante. Obra essa que traz à tona o pensar sobre o verde, ou melhor, sobre a falta do verde em nossa natureza e o desmatamento que está aí, para qualquer um ver.

Com um tema tão polêmico e social como este, não dá para dizer que esse é um livro apenas para o público infantojuvenil. Este é um livro para todos que desejam refletir sobre esta problemática.

Com o jogo de palavras e a poesia em seu corpo, o livro envolve vários setores da arte do bem viver: métrica, som, estilo, recado literário, possibilidade de reflexão e distração. Afinal, a Literatura não se enquadra apenas numa única forma de existência. A Literatura está além do ato de ler, ela se torna um ato político e surge para alegrar e transformar.

Sendo assim, A árvore falante das escritoras Jussara e Marília, surge, através de suas palavras e ilustrações (Nádia Poltosi) – editora São Cristóvão – com o intuito de despertar no cidadão não apenas o gosto pela leitura, mas o prazer em ler sobre temas tão atuais e ricos, podendo, inserir-se em assuntos discutidos na sociedade ao mesmo tempo em que se diverte e brinca.

As escritoras, sob a forma de letras e palavras, puseram no papel uma preocupação pertinente e desafiadora: o que acontecerá com o mundo sem o verde?

A resposta? Não, a resposta não vem pronta como num passe de mágica. Ler também é deixar-se envolver pelo enredo ao ponto de querer também participar. Portanto, o que fazer? E cadê o verde que estava aqui? Vá procurar a resposta dentro de si mesmo.

O convite foi lançado por essas duas escritoras e reforçado por mim: leia, envolva-se, descubra e participe dessa história ativamente, afinal, a leitura é sua, mas o mundo é nosso!