Pensando Junto: A importância da leitura

6
1282

Feedback

No último PENSANDO JUNTO, apresentei o Açougue Cultural de Brasília, instituição entre outros projetos que promove o acesso a livros para as pessoas nos pontos de ônibus. O passageiro pode pegar o livro em um ponto, ler durante a viagem e deixá-lo em qualquer outro ponto. Quando perguntei se havia algum projeto na cidade de vocês que também incentive a leitura, a Cláudia citou um projeto em Porto Alegre que mistura café com livros (para mim uma combinação perfeita). Em sua cidade também há projetos assim? Comente no post de nosso último domingo.

***

A importância da leitura

Muito se diz sobre a importância da leitura e alguns fatos são praticamente inquestionáveis e óbvios. Sobre esses, apenas citarei, me detendo mais em um aspecto da leitura que considero importantíssimo para qualquer ser humano.
Mas tenha paciência. E, uma conversa é útil se ganhar a simpatia no início. Então, vou começar com os citando os fatos óbvios, contra os quais pouco se terá como argumentar.
A leitura aumenta nosso vocabulário.
A leitura dinamiza nosso raciocínio.
A leitura aumenta nosso senso de abstração.
A leitura melhora nossa capacidade de interpretar as informações que recebemos.
Tudo isso é ótimo e inquestionável. Mas, se ainda não for motivo suficiente para você começar a ler, reflita sobre o que falarei.
É dito que o amadurecimento intelectual de um ser humano tem que passar pelo hábito de leitura. Considero a frase mentirosa em seu absolutismo, mas ainda assim bem próxima da verdade. Na realidade, o amadurecimento intelectual vem com o aprendizado a partir das experiências de vida. Algumas pessoas aprendem lições valorosas ao passarem por determinadas situações, tornando-se melhores em determinado aspecto.
Esse processo gasta muito tempo e pode cada aprendizado pode ter um grande custo emocional ou ainda vir mediante grandes danos e perdas irreversíveis. Mas há um pulo do gato. É possível “terceirizar” essas experiências de vida. E é aí que entra a leitura.
É sabido que um leitor vive mais de uma vida, somando a vida de todos os personagens que leu. Assim, alguém com o hábito de leitura pode, em pouco tempo, passar por várias experiencias, aprendendo com erros que ele não cometeu (tendo a vantagem óbvia de não ter que pagar como um erro cometido na vida real).
É possível encontrarmos pessoas sábias que nunca leram algo, às vezes até por falta de oportunidade. Como foi dito no início, o amadurecimento intelectual não tem que passar pela leitura obrigatoriamente. Mas ela funciona como um catalizador, um acelerador de experiências.
Dizem que o burro é aquele que repete um erro. Um homem deve aprender com seus erros. Mas considero que o sábio é aquele que aprende com os erros dos outros. E isso é algo que devemos ter em mente enquanto lemos algo.
Tudo isso sem dizer que a leitura é um dos mecanismos mais antigos que permite ao homem conversar com pessoas mortas.
Convencido a ler? Ah, você já é um leitor? Perfeito! Então, escreva nos comentários quais outras vantagens a leitura já trouxe para a sua vida?
E faça também a sua parte e divulgando esse texto para aquele seu amigo que não gosta de ler.
Domingo que vem voltamos no próximo PENSANDO JUNTO com dicas para se tornar um leitor!

__________________________________________________

E-mails para a coluna: [email protected]
Conheça “O que pensa o homem” no site:
http://www.oquepensaohomem.com/
Essa coluna é semanal e vai ao ar todo domingo.