O que você faria se ganhasse um Prêmio Nobel? Ou melhor, o que você faria com o dinheiro do prêmio (estimado em cerca de 925.000 euros)? Com base nessa curiosidade, um site jornalístico português publicou uma matéria sobre o tema, procurando investigar o destino que alguns ganhadores dão à recompensa financeira.
Leia mais sobre o prêmio no texto “10 curiosidades sobre o Prêmio Nobel de Literatura“.
Os candidatos vencedores usufruem de total liberdade para usar o dinheiro do prêmio, exceto no caso do Nobel da Paz, que impõe certas regras. A maioria evita falar sobre o assunto, mas o jornal português listou alguns exemplos de investimentos: alguns garantem sua independência financeira, outros investem em imóveis, doam para a caridade, desenvolvem projetos próprios; e há os mais inusitados, que dão uma repaginada total na moto ou constroem um campo de croquet em frente a casa. No caso específico dos vencedores do Nobel de Literatura, o que mais nos interessa aqui, eles são, de acordo com a matéria, os mais discretos. Como os escritores normalmente não ficam ricos com o seu trabalho, conseguem boa estabilidade financeira com a recompensa. O curioso é que, segundo a pesquisadora sueca Anna Gunder, os ganhadores do Nobel de Literatura passam a escrever menos no ano em que recebem o prêmio, só retomando a atividade um ou dois anos depois. Acomodação ou merecido descanso?
Paul Sharp, contemplado com o Nobel de Medicina de 1993, afirma que o reconhecimento é mais importante que o dinheiro. Será? Podemos polemizar um pouco e refletir sobre algumas questões. Será que dinheiro deveria ser mesmo envolvido em uma premiação como essa? Se sim, não seria melhor estabelecer condições para seu uso ou é de fato justo deixar o candidato livre para gastá-lo? Que critérios devem ser usados para uma premiação justa?
O vencedor do prêmio Nobel de Literatura deste ano será anunciado quinta-feira (10/10). A equipe do Homo Literatus já fez suas apostas. E você, tem algum candidato em mente? O que acha que ele deverá fazer com a recompensa em dinheiro? Comente!