Resenha: 1001 livros para ler antes de morrer – Peter Boxall

2
682

Um dos maiores “problemas” de quem gosta de ler é se perder com tantas informações, tantas descobertas. Todo dia aparecem livros que nos prendem. Devido ao compromisso com outros títulos que apareceram antes, muitos entram para a (já enorme) “lista de livros para ler”. E mesmo assim, sempre queremos mais. Um grande dilema que surge com isso é onde buscar esses novos títulos. Muitas vezes, os lançamentos e os best-sellers não bastam, pois surge aquela necessidade de ler algo diferente, olhar para o passado e reviver um clássico.

Para isso, “1001 livros para ler antes de morrer” se mostra como o guia perfeito. Organizado por Peter Boxall, e elaborado por críticos literários, escritores e jornalistas de todo o mundo, traz uma lista com os mais variados gêneros, de obras de grande importância para a história da literatura.

Elaborar uma lista com essa pretensão não deve ter sido tarefa fácil, assim, não mais de cem pessoas foram responsáveis pelas escolhas, para que tudo fosse o mais coerente possível. O resultado final ficou uma mistura (no bom sentido) eclética, com livros extremamente conhecidos e aclamados, e tantos outros, talvez um pouco menos famosos, mas sem dúvidas dignos de nota.

A lista é dividida em ordem cronológica, e cada obra é apresentada com uma resenha de um dos colaboradores. Além disso, cada livro recebe uma ficha com o título original, nome do autor, seu nascimento (e morte, se for o caso), e diversas outras informações, além de muitas citações. É também muito ilustrado, com diversas fotos dos livros, dos autores ou até de adaptações para o cinema.

“1001 livros para ler antes de morrer” é daqueles livros para sempre dar uma olhada. A cada página descobrimos alguma obra, e mesmo que nunca cheguemos a ler, sabemos que ela existe, vemos um pouco sobre ela. E claro, descobrimos outras que já pelo que lemos superficialmente, nos arrebatam, e é impossível não ler na íntegra. Tenho certeza que todos os leitores dedicados encontrarão ótimas opções de leitura nesse livro.

“Não importa se você está escolhendo sua próxima leitura, tentando encontrar o presente ideal para um amigo ou se deseja conhecer um pouco mais sobre grandes obras e seus autores, 1001 livros para ler antes de morrer é perfeito para todos que gostam de ler.”