Resenha: A Situação – Jeff VanderMeer

0
820

A Tarja Editorial trouxe para o Brasil Jeff Vandermeer, um premiado escritor norte-americano de fantasia, conhecido do gênero New Weird. Essa nova tendência da fantasia, recupera a weird fiction, famosa por nomes como H. P. Lovecraft e outros autores pulp dos anos 30, e mistura fantasia e horror, com mutações físicas dos personagens, em cenários urbanos.

“A situação” é um livro no mínimo complicado de explicar, com muito simbolismo. Por mais complexo e maluco que possa ser o universo criado pelo autor, é muito parecido com a realidade das grandes corporações, que exploram os empregados e criam um ambiente competitivo ao extremo.

situacao

A história do livro se passa em uma empresa qualquer, em uma cidade grande. O narrador, sem nome, é o personagem principal, e nos conta sua trajetória profissional decadente. Nos capítulos, curtos e dinâmicos, são exploradas as relações entre o narrador e os colegas (não amigos) de trabalho do ‘setor de criação’, que parecem se afastar dele mais e mais, deixando-o de fora das principais decisões do escritório, e também com sua gerente temperamental, com a qual sempre é preciso medir muito bem as palavras. É um típico retrato dos níveis hierárquicos presentes no mundo corporativo, e das relações desse meio, com as intrigas e cobiças.

Mas o que mais chama atenção é que nada na obra é comum. Para começar, o que a empresa produz são criaturas mutantes para as mais diversas funções, embora não vejamos como elas são fabricadas realmente. Os próprios funcionários não são totalmente humanos, muitos modificam partes do corpo e se tornam mutações grotescas, parte orgânicos e parte máquinas (ou plástico), além de receberem criaturas que ajudam no desempenho profissional como salário.

Por fim, o que também é interessante e conversa com a obra, é o projeto gráfico do livro. Cada capitulo se inicia com o título em uma página única com desenhos de insetos em uma confusão de imagens que transmite o clima da história.

No geral, a obra é uma leitura e boa para quem gosta de ficção e deseja conhecer mais sobre o New Weird, que parece estar chegando com tudo por aqui.

Título: A Situação
Autor: Jeff VanderMeer
Editora: Tarja Editorial
Páginas: 120
Ano: 2011