Nossa! Esse me livro me traz boas lembranças. Direto do tempo em que eu fuçava a biblioteca da escola (Pedro II) em busca de um livro que me chamasse atenção pela capa e título (sim, esse era meu padrão de qualidade, até hoje não sei porque peguei “O Arquipélago de Gulag” pra ler sendo que a capa era horrível e o título um tanto quanto duvidoso), esse livro levou nota 10 no processo de seleção; não lembro da capa, mas a simples menção “Terceira Guerra Mundial” para um aficionado pelas Grandes Guerras era o suficiente.
E que agradável surpresa. O livro foi escrito pelo General Sir John Hackett e outros oficiais-generais e conselheiros da OTAN como uma narração pós-guerra,
descrevendo os fatos de um fictício ataque Soviético na Europa no dia 20 de Agosto de 1985 e conseguinte represália que levaram o mundo à Terceira Grande Guerra Mundial.
Temos a narração detalhada das operações em terra, mar e ar; análise das causas e efeitos do conflito; armas usadas; como a guerra podia ter sido evitada…na boa, o livro é simplesmente genial! Foi escrito numa tentativa de alertar o Ocidente, especialmente a OTAN para os perigos da redução dos investimentos na área militar, uma ideia que estava se popularizando na época.
Recomendo para qualquer um que se interesse pela temática, e para os que não se interessam também, o livro é demais.