A Terrível Morte de Adido do Consulado Português é um livro de uma leitura rápida e fluída. Nos três contos policiais escritos por Fernando Henrique Becker Silva (autor também de O Segredo do Meu Avô) conhecemos a barbearia Der Friseur, de Severiano da Maia, um ponto de encontro dos homens da cidade de SS. Sacramento, claramente inspirada em Blumenau, mas com o acréscimo de um porto, o que traz mais charme ao livro.
Através de “suspense, ação, romance (sem apelo sexual), humor refinado e final surpreendente”, o autor nos apresenta o investigador Machado da Maia (irmão do barbeiro Severiano), que ao lado do delegado policial Dr. Karl Feigenbaum, na década de 40, solucionam crimes inusitados. Outro personagem que acrescenta certo humor à história é o jornalista Tibiriçá, que em nenhum momento protagoniza algum trecho, mas dá um tom cômico graças as matérias publicadas no jornal local.
A edição do livro é fantástica, pois as ilustrações criadas por Alex Guenther impulsionam a imaginação e nos fazem visualizar a trama.
Para encerrar, deixo meu trecho preferido do livro:
“ – O patriotismo,entendido como o chão de quem tu és (porque tu fazes parte dele e não ele de ti), o amor às tuas águas, ao teu verde, ao teu ar, à tua memória, faz gerar responsabilidades. E responsabilidade é o verdadeiro alicerce da evolução do homem. Amar o teu país é, antes, preservar o pedaço de chão de onde colhes teu pão, donde bebes tua esperança, onde dormes a memória dos teus antepassados e onde cultivas a cidadania”. (pg. 60).