Crianças invisíveis é uma coletânea de curtas que aborda a infância perdida em diferentes contextos sociais. Todos os personagens são crianças que se veem em meio à dureza da vida, convivendo com a pobreza, a humilhação e o sofrimento.
O curta Song Song e Little Cat é dirigido por John Woo, cineasta chinês que se destacou nos anos 70 e 80 realizando muitos filmes de ação. Em Hollywood, os filmes A outra face protagonizado por John Travolta e Nicolas Cage e Missão Impossível com Tom Cruise confirmaram seu talento no gênero. No curta Crianças Invisíveis, Woo apresenta a história de duas meninas que vivem em situações diferentes e cujas vidas se cruzam de maneira simbólica.
Song Song e Little Cat inicia contrapondo duas situações familiares: a menina Song Song em uma casa luxuosa, assistindo a briga dos pais e a menina Little Cat e seu avô num ambiente de pobreza, mas numa relação de afetividade e carinho. Song Song perde o pai, que sai de casa e Little Cat perde o avô, que morre em um acidente. A vida das meninas transforma-se na medida em que precisam enfrentar a nova e difícil situação.
Embora Song Song permaneça morando com a mãe, não recebe a sua atenção e se vê sozinha entre suas bonecas. Little Cat é recolhida por um homem que explora o trabalho de crianças e é obrigada a conviver com a realidade das ruas e, no entanto, se junta ao grupo de maneira afetuosa, dividindo a única boneca que possui – a boneca que Song Song, num momento de raiva, jogou na rua e que foi recolhida pelo “vovô” de Little Cat.
A história das duas meninas é rica em elementos simbólicos, como a rosa vermelha que é dada por Litlle Cat a Song Song. A menina recebe com alegria essa rosa, a ponto de começar a cantar e a música que ela cantarola sensibiliza a mãe, de tal forma que ela desiste do suicídio a que estava decidida. É possível considerar essa rosa como um elemento representante da união, um elo entre as duas meninas, assim como a música possui um sentido de vida, de um reinício para a mãe de Song Song. Há, também, a boneca que simboliza a infância e, de certa maneira, une as duas meninas. Ainda é possível perceber que a boneca jogada por Song Song na rua, cujo braço se quebra, ecoa na vida de Little Cat, que foi abandonada na rua e teve a vida “quebrada” pela perda do avô. A boneca, também, rejeitada por Song Song se torna o único brinquedo de Little Cat, que a recebe com alegria e se identifica com a boneca que tem o braço quebrado assim como ela tem problema na perna que a faz mancar.
Todos os elementos do filme produzem sentidos, contrapondo a vida das duas meninas, mas têm em comum o sentido da perda da infância. Essa perda aparece na dor causada pela separação dos pais em Song Song e na dor da perda do avô em Little Cat, ambas marcadas pelo trauma e forçadas a superar seus medos. A perda está também na pobreza de Little Cat, cuja infância é roubada pelo trabalho forçado e pela miséria, assim como, na vida de Song Song, a infância é roubada pela falta de amor e pelo abandono emocional mesmo em vivendo em melhores condições.
O curta de Jonh Woo é um excelente material para reflexão, para redirecionar o olhar às crianças e ao tratamento que se tem imposto a elas. Tratar crianças como adultos em miniatura e esperar que elas enfrentem os conflitos da vida sem apoio mata a vida que elas poderiam viver, extermina sonhos, machuca a alma… Song Song e Little Cat é como um chamado a fazermos a diferença: prepara a alma para a mudança de paradigma e desperta sentimentos adormecidos pela dureza da vida.
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Abaixo, você pode conferir o curta com legenda em inglês:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=xdvNTgEVePc&w=550&h=413]