Resenha: Ficção Científica – Um Gênero para a Ciência – Roberto C. Belli

0

Ficção Científica – Um Gênero para a Ciência, de Roberto C. Belli, é um livro para aqueles que querem dar um passeio pela história da ficção científica, carregando sempre a indagação do que será a ficção científica nos próximos anos.

Belli começa o livro falando dos grandes nomes que foram os precursores da ficção científica, destacando especificamente cada um; são eles: Mary Shelley, Edgar Allan Poe, Júlio Verne, Percival Lowell, H. G. Wells e Edgar Rice Burroughs.

Em seguida, o autor passa a falar sobre as pulp-fictions e sua importância para a ficção científica. Argosy Magazine, Weird Tales Magazine, Amazing Stories Magazine e Astounding Stories Magazine, estão entre as revistas citadas.

A idade de ouro da ficção científica também é abordada, onde o The Big Three (Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e Robert A. Reinlein) se destaca. Confesso que nesta parte, estranhei. A classificação que eu já tinha ouvido falar era a do “ABC da Ficção Científica – Asimov, Bradbury e Clarke”; mas cada um com as suas nomenclaturas.

A classificação de gêneros é realizada, analisando um a um dos principais.

Por fim, fica a conclusão do autor, que busca responder a questão sobre o futuro da literatura de ficção científica.

No apêndice, há uma entrevista muito interessante com um dos maiores escritores de ficção científica da realidade.

Depois desta longa descrição sobre o livro, deixo a minha opinião. Esta leitura é especialmente importante para aqueles que amam ficção científica, ou estão debutando nas primeiras leituras neste gênero. É como ter um mapa, para você saber por onde começar.

Não há posts para exibir