#Salveosclassicos: Especial Aniversário da Morte de Kafka

0
880

O projeto iClassics quer criar uma nova forma de visitar os clássicos da literatura

IClassics

 

Um dos autores mais influentes do século XX, Kafka era tcheco, descendente de judeus e escrevia em alemão. Talvez por isso suas histórias tragam tantos personagens deslocados, estranhos e que parecem errar pela vida sem nunca alcançarem seus objetivos, como o protagonista do conto “Diante da lei”, que nunca consegue passar pelo guardião e pela porta. Impossível não citar a influência de seu pai em sua obra. Embora Carta ao pai não seja uma peça ficcional, sim uma carta escrita e nunca enviada, é um exemplar da figura paternal e opressora que figura na obra kafkaniana, cheia de pesadelos que são tratados como realidade. Outro fato importante sobre o autor é seu melhor amigo, Max Brod, não ter cumprido a promessa feita. Kafka pediu a ele que queimasse seus manuscritos caso viesse a falecer. A tuberculose findou sua vida aos 41 anos, mas felizmente Brod não cumpriu a promessa e obras como O Processo, A Metamorfose e O Castelo vieram a ser publicadas.

Se não fosse por Brod o conhecimento sobre os escritos de Kafka estariam perdidos. A evolução de um estilo comprometida. Um dos irmãos da família dos grandes clássicos teria sido um aborto. Todos os autores clássicos dependeram de eventualidades da vida para que seus escritos se tornassem o que são, problemas com eles e para eles. Reconhecimento e sucesso, na maioria das vezes apenas póstumo.

Via de regra, o fator determinante no destaque de cada autor é sua capacidade de cativar o público leitor, mesmo que ele escreva para si e não para terceiros, tal como provou Kafka ao declarar a destruição de seus escritos após sua morte. Agradecemos por não ter ocorrido isso.

O advento do aniversário da morte de Kafka em 2016 se torna especial para o Homo Literatus, pois se torna um marco da inovação e evolução na definição do livro em si.

“Quando, de manhã cedo, a mulher da limpeza entrou (…) e foi ver Gregor, como era seu hábito, não notou, de início, nada de especial (…). Como segurava na mão uma vassoura, serviu-se dela para tentar irritar Gregor, ali de onde estava, à porta do quarto. Como isso também não surtisse efeito, começou a irritar-se e deu-lhe uma pequena pancada e só quando empurrou e moveu sem qualquer resistência é que começou a perceber.”

Franz Kafka – A Metamorfose

Kafka Iclassics

 

Já imaginou se ao invés de ler que “há barulho de correntes sendo arrastadas no fim do corredor”, você estivesse lendo e o som simplesmente começasse. Ou se o grito desesperado de uma vítima cortasse o silêncio da leitura ao virar de página. Quem sabe a criatura que o autor imaginou saltasse na sua cara ao abrir o livro.

Ficção? Não! Não mais.

Coleção Lovecraft. Uma das muitas que serão feitas também em português.

O Projeto iClassics almeja o mundo e pode crescer ainda mais, muito mais.

Hoje ele está ativo apenas em um idioma, mas os idealizadores do projeto querem reinventar o livro e e-book dos clássicos da literatura mundial não apenas em inglês, e sim nas maiores língua do mundo. O português brasileiro é uma delas, e o Homo Literatus apoia essa evolução!

Arte

As imagens mostram os traços e ilustrações que marcam a qualidade da proposta. Uma engraçada campanha liderada pela equipe iClassics para continuar e fazer crescer o projeto. Tudo será possível através do site de financiamento coletivo Kickstarter.

Reimaginar Poe, Wilde, Lovecraft e muito mais. Séculos de obras-primas não envelheceram com seus atores, e hoje irão se transformar em experiências interativas – para uso em tablets, celulares e e-readers.

É surpreendente para leitores de todas as idades.

Você gostaria de (re) descobrir todos esses clássicos, Poe, Wilde, Lovevraft e muito mais? Não há melhor forma!

Não deixe de se envolver na experiência de imersão nos iClassics já disponíveis e nos muitos que virão!

Confira o projeto já no Kickstarter: CLIQUE AQUI e colabore.

Assim como Brod foi para Kafka, queremos poder dizer: “se não fosse por vocês, nada disso seria possível”.

Outras obras…

corvo The Jungle Book White Fang Alice no País das Maravilhas 2

VIDA LONGA AOS CLÁSSICOS.

#SaveTheClassics