Se te tocou; releia! – Desirée Perrone

0
326

Enfim, as férias acabaram. Aos que deram um tempo em tudo, nas leituras, nos livros, nos estudos, é tempo de regressar. E aos que aproveitaram esse período de recesso para por as leituras em ordem, é tempo de continuar. Férias são ótimas para relermos aqueles livros que gostamos, sem ser leituras obrigatórias. Ou ainda nos aventurar em descobrir novas histórias, novos romances, novas aventuras.

Nesses momentos de descanso dos cadernos e de parte da rotina, é ótimo colocar em dia aquele livro que ficou pra depois, aquele artigo que a gente leu, mas que seria bem interessante ler novamente. Além de fazer um bem danado pro cérebro e pro coração, a gente se permite descobrir e redescobrir algumas obras. Certas férias de inverno, eu reli “A Dama das Camélias”. Obtive uma nova posição para o livro. Em certa época, eu condenei Marguerite por sua postura “covarde” em ceder ao pai de Armand. Relendo a obra, e também devido, a maturidade adquirida entre a primeira leitura e a segunda, entendi a atitude da cortesã e a absolvi.

Tendo em vista, essa mudança de postura, fiquei decidida em reler outras obras em que condenei os personagens, e até mesmo os que absolvi e entendi. Com o passar do tempo, vamos adquirindo novas experiências, novas perspectivas, novas ideias. É natural que os pontos de vista sejam alterados. E isso se reflete nas leituras também. Por exemplo, em Odisseia, de Homero, na primeira leitura, achei o Ulisses o personagem mais corajoso da história e que se não fosse por ele a guerra teria sido um total desastre. Relendo A Ilíada, ficou claro pra mim que Ulisses era tão personagem como qualquer outro que esteve presente naquela guerra e mais, que ele se aproveitava dos outros em alguns momentos. De repente, relendo tanto A Ilíada quanto A Odisseia, eu mude novamente esse conceito de um clássico tão maravilhoso.

E tive outras experiências de trocas de postura e outras que continuei na mesma opinião. Enfim, fica uma bela dica. Se alguma obra de tocou, releia.
Um bom regresso a todos!
E um bom fim de semana também!