Sobre ter uma pequena biblioteca em casa – Laysa Boeing

0

Nada no mundo me agrada mais que a possibilidade de ter as mentes que eu mais aprecio agrupadas uma ao lado da outra. Há, porém, os que critiquem. Falsos moralistas que divagam blá-blás: “livros precisam de pessoas para lê-los, não foram feitos para servir de peso para a prateleira” – e que peso bom de folhear de vez em quando, de tirar pó e lembrar a história…

Sou colecionadora e admito, sim, que há livros que passam muito tempo, após lidos, sem serem sequer tocados. Outros que comprei há meses e espero por lê-los (p.s.: tem que ser na hora certa… naquela hora certa, vocês me entendem?). Entretanto é como entrar no quarto em um dia triste, olhar para a prateleira e saber que há histórias melhores do que a que eu vivo. Me conforta chegar exausta e perceber que pelo menos os livros ainda estão lá para serem lidos ou relidos quando eu bem entender.

Os meus escritores preferidos me entendem melhor que eu mesma. São eles, também, que me fazem despedaçar ou recompor, deixar tudo para lá ou continuar. Meus livros me permitem largar mão para voltar depois. Eu posso deixar um livro pela metade se eu quiser porque não vai ser crime. Eu posso errar a hora e começar a ler um livro sem estar preparada, então tenho a chance de botá-lo na prateleira e voltar para ele com mais maturidade depois. Eu posso, porque meus livros me esperam, me dão tempo e são compreensíveis e, meus amigos, dessa relação eu não me desfaço.

Podem dizer que seria mais proveitoso que vivessem em prateleiras de bibliotecas, mas descreio que a bibliotecária os amaria mais que eu. Meus livros têm papel fundamental em minha vida (e eles já me viram chorar, rir, roncar e até de pijama, logo são íntimos). Por isso, senhores moralistas que não gostam de meninas que cuidam bem dos seus livros e que ficam irritadas com qualquer amassadinho e orelha feia que venha aparecer, vão se danar!

(Taí meu recado, desculpe a revolta, mas tive uma bela duma discussão com um desses hoje… grrrr)

Não há posts para exibir