Tá difícil? Então 5 dicas para você se tornar um leitor – Gabriel Gaspar

0
342

No último PENSANDO JUNTO, abordamos a importância da leitura e como ela é capaz de colorir e melhorar a vida de cada um. Já feito a devida introdução emocional, vamos a um post mais prático, onde abordaremos algumas dicas para você que quer adquirir o hábito da leitura mas esbarra em inúmeras dificuldades (e o que é a vida se não uma sucessão de problemas e soluções).

Se mais enrolação, vamos à algumas dicas para se criar o hábito da leitura:

  1. PROCURE LIVROS QUE TE AGRADE: antes de desenvolver o hábito da leitura, deve-se desenvolver o gosto pela leitura. Um hábito sem gosto torna-se um sacrifício. E o sacrifício costuma enfraquecer a vontade. Nesse caso, o ideal é começar com livros de um gênero que te agrade. Aprenda a saborear e leitura e, somente quando ela já estiver consolidada, se aventure por gêneros que você ainda não conhece.
  2. COMECE COM LIVROS CURTOS E VÁ AUMENTANDO AOS POUCOS: esse é um conselho óbvio mas muitas vezes ignorado. Muitas vezes há mais sabedoria em quem se lembrar do óbvio do que em quem o ignora, mesmo com grandes intenções. A verdade é que ninguém aprende a dirigir no Rali Dakar. Ninguém começa a correr, disputando uma maratona. Mas, por incrível que possa parecer, há pessoas que tentam começar a ler com grandes livros, muitas vezes clássicos extremamente complexos (às vezes incentivado pelo próprio sistema educacional). A dificuldade torna-se enorme e a frustração inevitável. E eis aí o surgimento do trauma com a leitura que muitos tem.
  3. CULTIVE O HÁBITO: um hábito não surge realizando uma ação apenas uma vez, mas com a mudanças na rotina. Reserve uma hora de seu dia para a leitura. Se você usa transporte público para ir ao trabalho ou ao local de estudo, uma boa sugestão é levar um livro para aproveitar esse precioso tempo do dia, muitas vezes desperdiçado.
  4. TENHA UMA META DE LEITURA: Cobre de si mesmo. Se alguma pessoa pode ser responsável pelo seu crescimento, essa pessoa é você mesmo. Ninguém mais passa 24 horas do dia com você e não há no mundo pessoa melhor para cobrar e fiscalizar você mesmo. Tente começar lendo 10 páginas por dia. Depois aumente para 20. E tenha em mente qual livro você pretende ler depois que terminar o que você está lendo. Quando você notar, você já terá lido a sua meta do dia e estará com vontade de ler mais, de saber como a história continua.
  5. PROCURE UMA BIBLIOTECA OU LIVRARIA: um ambiente apropriado é muito importante para criar um clima de leitura. Por mais que você não vá todo dia a uma livraria, pegue algum dia da semana para visitá-la. Você irá encontrar muita coisa de seu interesse e, tendo um tempo, sente em um sofá para ler um pouquinho. E se a sua desculpa é falta de dinheiro para comprar livros (que realmente não são itens dos mais baratos) em praticamente todas as cidade há bibliotecas públicas, onde você pode pegar livros de graça.

E você? Já é um leitor? Como esse hábito da leitura chegou a sua vida?

Faça a sua parte, e passe esse texto para os seus amigos que querem começar a ler. E até o domingo que vem, com mais um PENSANDO JUNTO!

__________________________________________________

E-mails para a coluna: [email protected]
Conheça “O que pensa o homem” no site: http://www.oquepensaohomem.com/
Essa coluna é semanal e vai ao ar todo domingo.