Além de criador de um universo vivo e pulsante, composto por palavras, a Terra-Média, J.R.R. Tolkien também foi um talentoso desenhista. Diferente de Sylvia Plath, por exemplo, que desenhava apenas por passa tempo, Tolkien ilustrou muitas de suas obras famosas, era um artista visual e verbal.
O livro J.R.R. Tolkien: Artist and Illustrator (sem tradução no Brasil) apresenta mais de 200 desenhos coloridos, muitos ainda desconhecidos do grande público, em aquarela, lápis e tinta, abrangendo sessenta anos da vida do autor. São desenhos que vão da infância às ilustrações para os esboços finais da Terra-Média, permeados por sua caligrafia obsessiva e os belos mapas desenhados pelo escritor.
Wayne G. Hammond e Christina Scull, que editaram a coletânea, disseram o seguinte:
Há muito tempo sentimos que a arte de Tolkien merece ser tão conhecida como seus escritos. Os dois estavam intimamente ligados, e em suas pinturas e desenhos ele mostrou notáveis poderes de invenção que se igualaram à sua habilidade com as palavras. Seus livros foram lidos por milhares de pessoas, a maioria de sua arte, no entanto, foi visto por apenas um número muito reduzido.
E agora, você confere algumas destas ilustrações abaixo:
As informações são do Brain Pickings.