Tripas, de Chuck Palahniuk, além da masturbação

0
1775

Um conto de Chuck Palahniuk que fez com que mais de cinquenta pessoas desmaiassem

chuck_palahniuk

Já ouviram falar em obra maldita? É uma ficção que causa tamanho impacto que leva o leitor a atitudes extremas voluntárias ou não, atitudes espantosas. Como o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, que teria incentivado o suicídio de muitos jovens no século 19, ou O Apanhador no Campo de Centeio, de Salinger, associado a alguns criminosos notáveis, como o assassino de John Lennon. Tripas é considerado um conto maldito. Muita gente sente náusea, enjoo ou outro tipo de mal estar. Ao ser lido publicamente, na turnê de lançamento do livro, fez com que mais de cinquenta pessoas desmaiassem.

Tripas é mais que isso. Ele adentra o mundo secreto da masturbação dos meninos adolescentes. Acredito que assim como uma droga, a masturbação diminui o efeito que causou nas primeiras vezes. Um viciado aumenta a dose da droga até partir para outra mais pesada a qual o seu corpo não está habituado para sentir outra vez aquela euforia do início, de quando começou a se drogar; o masturbador (vou chamar assim) aumenta a quantidade de punhetas com o passar do tempo e fica tentado a experimentar outras coisas para obter mais prazer. Quem nunca ouviu alguma situação estranha envolvendo masturbação? E os três garotos do conto estão nesse caminho, de experimentar diferentes formas de masturbação. Crianças, não façam isso em casa!

É interessante notar a reação dos pais ao tomar conhecimento das aventuras solitárias desses meninos. Reações não muito diferentes da maioria dos pais do mundo real. Dependendo da situação, há algumas reações iniciais de revolta, mas a vergonha aparece e ninguém mais toca no assunto, todos se calam e fingem que nada aconteceu. Os pais passaram por isso, mas não orientam o filho e o acontecido paira sobre a família, incomodando como uma cenoura suja de vaselina e fedida. A masturbação ainda é um tabu que precisa ser quebrado. Ela existe e não é porque não é encarada abertamente pela maioria das famílias que deixará de ser praticada.

A trama caminha para um desfecho surpreendente, a marca de Chuck Palahniuk. A história é escrita para impressionar, mas se olharmos entre as camadas, há muita coisa lá para ser discutida que não apenas o ritmo, a forma e como os inúmeros palavrões ajudam a dar o tom transgressivo e próximo da realidade.

Tripas (Guts) é um dos contos que formam o livro Assombro (Haunted), de Chuck Palahniuk. Deixo abaixo o link do podcast Três Páginas que tem este conto narrado pelo Ivan Mizanzuk do Anticast: