9 Conteúdos no Netflix para amantes de literatura

2
6734

9 filmes e séries que todo amante de literatura deveria ver no Netflix

unnamed

O Netflix é um dos melhores sites para quem ama filmes e séries no momento. No site, podemos encontrar boa parte dos grandes filmes, além de hoje ser uma grande criadora de novos materiais (Narcos é um bom exemplo).

E os fãs de literatura também têm seu lugar. Com a tag dramas baseados em livros, podemos encontrar um sem fim de obras dentro da proposta (além de descobrirmos que Forest Gump, por exemplo, é a adaptação de um livro)

Para tanto, separamos nove conteúdos legais no Netflix para amantes de literatura.

***

O Sol é para todos

Baseado no romance de mesmo nome, o filme mantém a mesma pegada proposta pela autora Lee Harper. O tema central é o julgamento de um negro no sul americano. Acusado injustamente, ele é defendido pelo advogado Atticus. Ambos foram importantes por tratar de um tema crucial, o racismo, no exato momento em que Martin Luther King, Malcolm X, entre outros.

 

A trilogia d’O Poderoso Chefão

Baseados no grande romance de Mario Puzo, acompanhamos a ascensão do poder da família Corleone e de seu grande líder, Don Vito. Do funcionamento da máfia aos choques do poder, O poderoso chefão, quer seja filme quer seja livro, é instigante e divertido.

 

As vantagens de Ser Invisível

Stephen Chbosky conseguiu fazer algo raro: autor do romance, ele também foi o diretor dessa adaptação de sucesso. Centrado em três adolescentes deslocados, essas obras tratam do relacionamento deles, bem como no crescimento pessoal de cada um.

 

A trilogia Millenium

Além da adaptação americana, temos os três filmes suecos que mantêm a agilidade e a beleza da trilogia do também sueco escrita por Stieg Larsson. Uma versão moderna do romance policial na qual temas atuais, além de velhos vícios, se encontram.

 

Cidade de Deus

Um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos, é a adaptação do romance de Paulo Lins. Nele vemos o desenvolvimento da Cidade de Deus, no Rio Janeiro, seu isolamento social e o desenvolvimento do crime organizado. Tanto filme quanto livro ganham o público por serem ágeis e tratar de um tema sério de forma prática.

 

O último rei da Escócia

A adaptação da adaptação. O livro que deu origem conta a história real do ditador de Uganda, Idi Amin, e de seus anos de atrocidades no poder. No entanto, como o autor, o jornalista Giles Foden afirmou várias vezes, é uma adaptação de Macbeth, de Shakespeare – mostrando que os tempos mudam, as pessoas, não.

 

Psicose

O clássico de Alfred Hitcock é baseado no romance Robert Bloch. São duas obras que lidam com questões psicológicas fortes, além de prender o público com sua trama envolvente – e assustadora, é claro.

 

The Killing (Forbrydelsen)

É a única das indicações sem ligação direta com a literatura. A série dinamarquesa, que também tem uma versão americana no próprio Netflix, é uma das melhores pedidas para os fãs do suspense e do romance policial. Cada temporada gira em torno de um crime específico. Os leitores de Georges Simenon vão logo reconhecer as influências do autor na trama ampla, na qual todos os personagens são abordados – e seus segredos desvelados.

 

Um sonho de liberdade

Baseado numa novela do mestre do terror, Stephen King, é uma das obras mais cativantes feitas por Hollywood. O enredo é centrado em Andy Dufresne, um banqueiro injustamente condenado, e Red, um homem preso há muitos anos. A amizade deles e o relacionamento que eles mantêm com os outros presos mostra que, apesar de tudo, há esperança para a humanidade.