Leia brasileiros!

0
175

Você lê brasileiros? Se não, e se sim também, o site Leia Brasileiros está aí pra te ajudar a conhecer e consumir mais sobre a nossa literatura brasileira

img_20160920_104717
Caricaturas: Nayart’s

Em 2015, o instituto pró-livro apresentou os resultados da 4ª pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Lá, a notícia talvez mais chocante seja a que o brasileiro lê, em média, apenas dois livros inteiros por ano. O estereótipo de que brasileiro não lê já era conhecido, mas a confirmação é sempre mais pesada que a incerteza, mesmo quando ela é visível.

E, bom, se você está aqui lendo esse artigo, é muito provável que sua média de livros lidos no ano seja superior a dois. E, caro leitor (independentemente do número de livros que lê em um ano), você já ouviu algumas vezes durante sua vida, e repito a pergunta a ti: você lê brasileiros?

Quando faço a pergunta, a resposta que se deseja ouvir não é necessariamente sobre aquele clássico da literatura brasileira que você foi obrigado a ler no colégio; pelo contrário. Ressalto que os clássicos são sim importantíssimos, dizem muito sobre nossa essência e história, são – em grande maioria – geniais, belos e é sempre uma experiência renovadora a leitura de um (vale dizer ainda que a leitura de clássicos, brasileiros e mundiais, é essencial para nossa formação como leitor), e não estou menosprezando-os. Mas, considerando que temos um leque tão grande de produção literária pelo país, a pergunta busca saber: além dos clássicos do vestibular, você conhece, lê e valoriza a literatura brasileira?

Pois bem, se o brasileiro já lê pouco, a literatura brasileira é ainda menos consumida – inclusive por ele próprio. Precisamos assumir: somos estimulados a consumir muito da literatura estrangeira (a maioria esmagadora de leitores começa, inclusive, seu mergulho no mundo literário através dela), que é também muito boa e necessária. Mas a valorização da nossa literatura é deixada um pouco de lado e acabamos lendo pouco – ou quase nada – do que se é produzido em território nacional.

É pra você que não conhece nada, um pouco ou até se conhece muito da literatura brasileira, que o site Leia Brasileiros foi criado. Lá você poderá conhecer ~ainda~ mais sobre nossa literatura, novos escritores e o melhor: ter uma dose diária de uma obra nacional pra animar seu dia. Basta cadastrar seu e-mail no site e todos os dias (exceto fins de semana), você receberá trechos de diferentes autores e gêneros da nossa literatura em sua caixa de e-mails.

O estimulo é para todos os tipos de leitores. Se você não é um conhecedor da literatura brasileira, está aí a oportunidade de receber doses homeopáticas dessa produção. Se você já conhece, é a oportunidade de abrir novos horizontes. Leia Brasileiros é pra você mergulhar – definitivamente – na literatura brasileira. Conhecer, ler, experimentar e viver a nossa literatura é nos conhecer também. Entender da essência, dos problemas e da identidade do nosso povo e país. Valorizar nossa literatura é necessário para a sobrevivência de uma produção rica e difusão da cultura local. Leia brasileiros!