Anjos e Demônios, conhecimento num livro ágil

danielbrown

Em Anjos e demônios, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard tenta impedir a destruição do Vaticano. A história se envolve no embate entre ciência e religião. O livro foi publicado originalmente pela Pocket Books e, no Brasil, pela Sextante.

A história principal se inicia com um misterioso telefonema recebido por Langboton, ele é chamado para analisar um ambigrama de uma antiga sociedade secreta que foi marcado a fogo no peito de um renomado cientista do CERN. O autor, Dan Brown, consegue prender o leitor desde as primeiras páginas. A história flui muito rapidamente.

Robert Langdon viaja para a Cidade do Vaticano, e tem como companhia nessa aventura uma cientista, Vittoria Vetra. Seguindo pistas, eles tentam chegar ao ”núcleo” da sociedade, impedir a destruição do Vaticano e a morte de pessoas inocentes. Às vésperas do conclave que irá eleger o novo papa, eles se encontram cada vez mais próximos da morte dos quatro cardeais que irão ocorrer a cada hora até que seja ativada a antimatéria roubada do CERN para destruir tudo ao seu redor.

O livro se tornou polêmico pela sua relação com a Igreja Católica. Trata do assunto embaraçoso, ciência X religião, de forma inteligente, trazendo diversos pontos de vista em cada personagem, o que é muito importante, pois, o leitor não fica preso em apenas uma ideia,todos se identificam.

Algumas pessoas rezam para Jesus, outras vão a Meca, outras estudam partículas subatômicas. No final, estamos todos apenas buscando a verdade, aquela que é maior do que nós mesmos.

O resgate de famosas obras do renascimento italiano pela ”Rota da iluminação” nos proporciona uma viagem por uma época tão rica, cada fase seguida para solucionar os crimes é um passo a mais rumo a diversos conhecimentos: história, cultura e até mesmo ciência.

Críticos apontaram e apontam erros em relação ao CERN, os usos da antimatéria e da língua italiana, às vezes o real se mistura com o fictício de forma perigosa, mas nada que comprometa a fluidez do livro.

anjos-e-demoniosConsiderações finais

Posso dizer que o livro tem um maravilhoso enredo e pode ajudar quem ainda não tem uma opinião formada sobre religião, ciência e Deus na história toda. Tem um desfecho surpreendente, um best-seller que ajuda a semear conhecimento.

Como se pode perceber, a obra cumpre o que promete, colocar a história à serviço da ficção.

Anjos e demônios
Dan Brown
Editora Sextante
464 páginas

Luísa G. Ferreira Autor

Queria viver mais para ler todos os livros que pretende; enquanto não encontra o segredo da imortalidade tenta sobreviver a seleção natural com ajuda deles.