Conversar com Snoopy pode ajudar o seu texto

0

Escrever pode ser um ato difícil e solitário. Muitas vezes não temos a quem recorrer quando os problemas aparecem. Já pensaste em conversar com Snoopy?

 

snoopy [14]

 

Você está confortavelmente escrevendo e só pensa em parar quando seus dedos doerem, até aquela velha conhecida xarope aparecer: a falta de inspiração. Não adianta culpar a cãibra, os ombros doendo ou a sede de café, nem se fazer de forte, ninguém está imune a um pequeno branco durante a redação. As vezes nem é uma pane nas ideias, é só necessidade de uma breve pausa. É quando você pode parar para conversar com um cachorro.

Que tal trocar uma ideia com o Snoopy?

Ele também escreve, tal como a equipe do Homo Literatus e os ficcionistas que tanto (re)lemos, ele pode ter uma boa ideia. O narigudo apareceu pela primeira vez em uma tira em 1950, na série Peanuts, de Charlie Schulz. Na mesma década, Snoopy começou a demonstrar seus pensamentos com balões acima de sua cabeça, e depois andar em duas patas, além de ter seu design lapidado ao longo dos anos.

E escrever, claro!

Não que todo mundo entenda um cachorro escrevendo.

Sabe quando você lê algo do Anton Tchekhov ou do Júlio Cortázar e fica perdido? Pois é.

snoopy [11]

Mas o  nosso simpático cãopanheiro continua. Afinal, um escritor está sempre em busca da melhor palavra para consolidar sua atividade, tal qual um cachorro farejando comida. E isso pode ser menos difícil do que aparenta, um singelo detalhe serve para continuar um texto, independente de objetivo, com uma linguagem bem sua.

snoopy [2]

Vai algum tempo até encontrar aquela palavra e expressão, e cada um tem seu próprio método de escrita. E sempre precisamos de algum cuidado para ver se aquela palavra soa natural no contexto da escrita, e depois ler e reler o texto até sentir sua fluidez. É tentador achar que a primeira versão de um escrito é a melhor, mas vale um cuidado extra antes de correr até ganhar um sim em uma publicação.

snoopy [8]

É…

Então, nesses casos não aja feito o Snoopy.

Ninguém vai olhar se você é um humano, um cachorro, uma máquina de escrever ou qualquer outra criatura se a melhor resposta for a estupidez. Pode acontecer do texto não estar pronto, embora isso seja difícil de admitir. Ou do lugar onde você procurou não ser o melhor para o material em suas mãos. Afinal, se tem de aceitar correr algum risco ao escrever e publicar.

peanuts[22]

Saber quando parar de conversar com cachorro também ajuda. Nem sempre é uma boa ideia inserir o primeiro latido no texto. Vai que gostam da frase e no final a ideia foi do Snoopy, e aí?

Não há posts para exibir