Entre nós & entrelinhas: 50 tons de dúvida

4
901

As maiores dúvidas do mundo… As dúvidas da alma, do corpo, coração e dos leitores! Dúvidas declaradas, escondidas, abafadas, adormecidas!

Nas próximas semanas eu trarei para vocês os 50 tons da dúvida.

Faça você o teste.

Mas responda rápido! Não pense muito. Seja objetivo e sincero consigo mesmo.

BEGE
1ª Dúvida (bege claro): Por que devo ler O Pequeno Príncipe, de Antoine De Saint-Exupéry?
2ª Dúvida (bege forte): Se eu ler O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, eu me tornarei um excelente estrategista ou uma pessoa maquiavélica?
3ª Dúvida (bege simples): Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol, é uma obra de fantasia para crianças ou para adultos voltarem a serem crianças?
4ª Dúvida (bege cor de burro quando foge): Os livros infantis surgiram para as crianças lerem ou para brincarem?
5ª Dúvida (bege papel pardo): Aprendemos, realmente, a ‘dar aula’ sobre Literatura na faculdade ou apenas a lecionar? A Literatura vem com a experiência de leitura ou nos bancos escolares?

ROSA
1ª Dúvida (rosa claro): Os colegas, de Lygia Bojunga é uma obra para ser estudada em sala de aula ou para ensinar a viver em harmonia?
2ª Dúvida (rosa bebê): Os livros repletos de ilustrações servem para agregar valor ao livro ou para desviar a atenção do leitor de um conteúdo pobre?
3ª Dúvida (rosa cheguei): Crianças “compram” livros por que gostam de ler ou são forçados a ler por seus pais ou professores?
4ª Dúvida (rosa chiclete): Professores de séries iniciais do Ensino Fundamental indicam livros com o intuito de formar leitores ou para fingirem, na semana literária de sua escola, que gostam de ler?
5ª Dúvida (rosa ‘patricinha’): As escolas, realmente, dão a devida importância ao ato de ler, à formação do senso crítico de seus alunos através da leitura, oportunizando contato com autores ou escolhem qualquer livro ou livreiros para as suas feiras de livros, apenas para ‘ficarem’ bem na fita e no face?

AZUL
1ª Dúvida (azul celeste): Ler Emília Ferreiro fará do professor um profissional mais competente?
2ª Dúvida (azul anil): Ler Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire me aproximará de uma docência mais libertadora?
3ª Dúvida (azul do mar): Qual era o desejo de Tzvetan Todorov em Introdução à Literatura Fantástica? Fantasiar ou Analisar?
4ª Dúvida (azul do Grêmio): O livro Como Ler A Poesia Brasileira do século XX, de Italo Moriconi, fornecerá aos leitores iniciantes da poesia a justificativa necessária para que se tenha o gosto pela poesia? Ou tal obra faz parte do século passado e hoje nada adiantará?
5ª Dúvida (azul de fome): Se toda e qualquer leitura agrega ao cidadão um “Q” de bagagem literária ou de formação de leitor, se eu ler somente gramáticas e dicionário já posso dizer que sou um leitor ativo?

E aí? Conseguiu responder a todas as questões?
Qual é o seu tom de dúvida?
Na próxima semana eu trarei mais 15 questões duvidosas e coloridas.

Luz e livros a todos.