Jardineiro de Ideias, um curso para escritores totalmente online

0
695

Muitos consideram que aprender estas técnicas podem corromper o talento artístico, mas assim como em outras artes, o aprendizado da técnica apenas potencializa a capacidade do artista.

curso-escrever-historias-ideias

No Homo Literatus, nós sempre tentamos oferecer algum conteúdo que possa colaborar no processo de formação de novos escritores, seja através das dicas de escrita ou da série em vídeo A Arte de Contar Histórias Por Escrito. Mas também costumamos divulgar iniciativas que mereçam destaque, principalmente como a do nosso parceiro Ficção Em Tópicos, que está lançando o curso Jardineiro de Ideias.

O conceito se baseia numa metáfora de George R.R. Martin. Segundo ele, existem dois tipos de escritores: arquitetos e jardineiros. Como a página do curso explica: “Os arquitetos planejam antes de começar a escrever. Decidem quem são os personagens, os principais acontecimentos do enredo, e o que estão tentando comunicar com sua história. Os jardineiros apenas plantam uma ideia e esperam para ver o que aparece”.

Evidentemente, em nosso país, a prática de oficinas literárias ainda enfrenta resistência. Muitos consideram que aprender estas técnicas podem corromper o talento artístico, mas assim como em outras artes, o aprendizado da técnica apenas potencializa a capacidade do artista.

A proposta do site Ficção em Tópicos oferece a possibilidade de que de qualquer ponto do Brasil e do mundo se tenha acesso a esta oficina, posto que ela é totalmente online.O sistema didático é o mesmo de qualquer oficina literária, porém adaptado à realidade da web. “Em cada uma das 6 semanas do curso, você assiste a um vídeo gravado, lê dois artigos técnicos, e escreve uma cena focando em um elemento fundamental de uma história de ficção (personagens, conflito, enredo, cenários, diálogos, tema). Quando terminar cada exercício, você publica seu texto na comunidade exclusiva para alunos no Facebook”, segundo o site.

Vale mencionar o currículo do instrutor:

diegoschutt-880x1024Diego Schutt é publicitário, escritor, e especialista em storytelling e criação de universos de ficção. Estudou escrita criativa na Austrália, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e até mesmo no Brasil. Há 4 anos, ele escreve e edita o Ficção em Tópicos, o site mais completo sobre storytelling em Português, que recebe mais de 20 mil visitas todos os meses. Ele já estudou pessoalmente com os maiores gurus de Hollywood, teve um dos seus textos incluído em um livro sobre a arte de escrever no capítulo ao lado do Neil Gaiman, e fez promessa para São Longuinho para não enlouquecer enquanto trabalha no seu primeiro livro.

Se você ficou interessado, precisa correr para fazer sua inscrição. O curso começa no dia 17 de Julho de 2014.

Você pode se inscrever aqui.