Leia pelo Whatsapp gratuitamente

0
724

Projeto leva livros para o Whatsapp 

size_810_16_9_jovens-leem-livros-no-papel-e-no-celularDefinitivamente, não há mais desculpas para a falta de hábito de leitura. Para os atarefados, os preguiçosos, os procrastinadores, os viciados em tecnologia, o projeto Leitura de Bolso pode ser a melhor solução. Basta se cadastrar no site para receber gratuitamente, todo dia, um texto de leitura estipulada de até cinco minutos. São crônicas e minicontos escritos por autores consagrados ou novos autores. Aliás, para os escritores de plantão, também pode ser uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho. A iniciativa aceita contribuições, só enfatiza que não poderá remunerar os autores, apenas promovê-los ao público, que é extenso. A condição para o envio de textos é que se encaixem no padrão oferecido: bem curtos, de até cinco minutos.

Eu já me cadastrei e tive a felicidade de receber como primeiro texto uma pequena crônica do Mario Prata. Aproveitei e cadastrei o celular do meu pai, que adorou a surpresa, e passei o site para uma amiga que ainda não tem o hábito da leitura (deu certo – ela está cadastrada e feliz pela oportunidade). O objetivo do projeto é justamente atingir esse público não-leitor, com textos curtos, de fácil acesso. A partir da constatação por pesquisa de que os brasileiros leem cada vez menos, a agência Isobar resolveu elaborar um projeto para reverter o triste quadro. E tem conseguido resultados bastante efetivos: na semana de estreia, no final de novembro, já adquiriu mais de quatro mil inscritos.

Pode-se até pensar na possibilidade de muitos dos inscritos já serem leitores assíduos, insaciáveis em sua busca por novas leituras. Porém, não há dúvida de que muitos leitores em potencial podem ser incentivados pelo projeto (minha amiga é apenas um exemplo de rápida adesão à proposta). Ler textos curtos, gratuitamente, pelo Whatsapp é prático e motivador. Então, não precisa pensar muito: inscreva-se já no site e indique para aquele seu amigo que precisa de um empurrãozinho para mergulhar de vez no mundo literário.